Seu processador AMD Ryzen pode estar encurtando sua vida mais rapidamente

O recurso que acompanha a nova versão do HWinfo mostra se sua placa-mãe está enganando seu processador.

Seu processador AMD Ryzen pode estar encurtando sua vida mais rapidamente

Acontece que alguns fabricantes de placas-mãe estão alimentando as CPUs AMD Ryzen com dados de telemetria modificados para melhorar o desempenho do sistema. Assim, alguns chips operam além das especificações recomendadas pela fábrica. Assim, graças à sua placa-mãe, seu processador Ryzen pode chegar ao fim de sua vida útil em menos tempo do que o esperado.

HWinfo observou que alguns fornecedores de placas-mãe X570 estão secretamente relatando métricas importantes para os processadores AMD Ryzen, melhorando assim o desempenho. Essa tática é semelhante ao overclocking, mas acontece nas configurações de estoque. Como resultado, o chip consome mais energia e gera mais calor. No final das contas, a vida útil das CPUs Ryzen é potencialmente reduzida sem o conhecimento do usuário.

É uma prática comum para os fabricantes de placas-mãe definir os limites de energia do chip para obter mais desempenho de um processador para que suas placas-mãe pareçam mais rápidas do que os modelos concorrentes. Na verdade, quase todos os fornecedores de placas-mãe fazem ajustes especiais para os chips da Intel.

No entanto, a Intel explicitamente aprova e até incentiva os fornecedores de placas-mãe a definir limites de energia por modelo. Esses ajustes não afetam a vida útil da CPU durante o período de garantia. Ao contrário dessa abordagem nos processadores Intel, a implementação não foi aprovada pela AMD e pode resultar em uma vida útil mais curta para o chip.

A versão mais recente do HWinfo (v6.27-4185 Beta) apresenta uma nova ferramenta para detectar placas-mãe que enganam os processadores Ryzen. O novo recurso «CPU Power Reporting Deviation» permite ao usuário detectar quaisquer falhas no firmware da placa-mãe. Simplesmente carregue sua CPU usando qualquer teste multi-thread comum (recomenda-se Cinebench R20). Então observe 100% se a placa-mãe está alimentando as CPUs Ryzen com os valores corretos. Qualquer desvio além de 100% significa que sua CPU está operando abaixo ou acima de suas especificações de potência nominal.

Muitos testes são necessários para ver como o recurso funciona. As melhorias continuarão a ser feitas no aplicativo e no recurso ao longo do tempo. Na verdade, podemos dizer que as CPUs são componentes que têm uma vida útil muito longa e não quebram com facilidade. O quanto esse truque afeta a vida útil dos processadores Ryzen está aberto à discussão.

Notícias

Placa-mãe, Negócios, Ryzen, CPU

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *