Examinamos em detalhes o modelo TP-Link Deco E4, projetado para usuários que desejam estabelecer uma rede Mesh contínua em casa ou no escritório.
Revisão da malha Wi-Fi TP-Link Deco E4
Analisamos o modelo TP-Link Deco M9+ antes e também gostamos deste modelo, que oferece um sistema Mesh muito poderoso. Olhando para os comentários, pegamos o modelo Deco E4, que é uma opção mais acessível, para revisar. Este modelo oferece uma solução mais econômica para quem deseja estabelecer uma rede ininterrupta com estrutura Mesh em sua casa ou escritório.
O TP-Link Deco E4 é um produto que chegou a 400 TL, ou 56 USD, na data da revisão. Vendido como um kit simples ou duplo. Verifique antes de comprar porque a TP-Link está oferecendo descontos em pacotes múltiplos. Além disso, como a taxa de câmbio muda, o preço pode mudar aqui, como todos os produtos eletrônicos. Por exemplo, existe uma embalagem com preço de 1060 TL na forma de kit triplo, que reduz o preço do grão para 353,4 TL.
Características de design
Usando o chip Qualcomm Atheros QCA9561, o processador do E4 tem uma frequência de 750 MHz e é single-core. Tem 128 MB de RAM e também vem com 2 antenas em vez das 4 antenas dos modelos top. Em outras palavras, os recursos de hardware são inferiores aos dos modelos TP-Link Wi-Fi Mesh de modelo superior, mas ainda são suficientes.
O E4, que tem um design em forma de torre branca, não oferece cabides adicionais, destina-se a ser um produto de mesa ou mesa de centro. Claro, se houver um soquete, você também pode colocá-lo no topo da biblioteca ou em uma prateleira. O dispositivo, medindo 190 x 90,7 x 90,7 mm, possui um adaptador de 12V 1A. Você pode conectá-lo a outros produtos com ou sem fio.
Comparado ao roteador tradicional e ao sistema de ponto de acesso adicional, a vantagem do sistema Mesh é que ele fornece uma transição perfeita. Já explicamos isso em outros sistemas Mesh Wi-Fi, mas é útil enfatizar esse ponto novamente. Graças às tecnologias 802.11 k/v/r, o sistema mede os sinais que envia e recebe enquanto seu telefone está conectado via Wi-Fi. Ele conecta você à outra unidade ininterruptamente de acordo com a sua localização. Não há alterações de rede e desconexões relacionadas.
A vantagem mais importante disso é que elimina os problemas de desconexão não apenas quando o telefone está andando pelo local, mas também em dispositivos como laptop ou aspirador de pó robô em rede. Os problemas de conexão experimentados por muitos dispositivos IoT em residências inteligentes ou os dispositivos de muitos usuários que entram e saem de escritórios são resolvidos graças às tecnologias Mesh que funcionam dessa maneira em segundo plano.
Como é mais acessível?
O principal fator que torna este modelo mais acessível em comparação com outros sistemas Mesh da linha de produtos TP-Link é que ele possui portas ethernet de 100 Mbps, não Gigabit como nos modelos de última geração. A capacidade de conexão sem fio do dispositivo é AC1200, ou seja, 867 Mbps com 5 GHz e 300 Mbps com 2,4 GHz. Essas velocidades estão em Wi-Fi 5, ou seja, padrão AC. Obviamente, o TP-Link também possui AX, ou seja, modelos compatíveis com Wi-Fi 6, e os examinaremos no futuro.
Como o modelo Deco E4 está equipado com AC Wave 2 MU-MIMO, podemos dizer que utiliza a versão mais recente do Wi-Fi 5. O suporte MU-MIMO torna-se mais importante se for em 4×4 em vez de 2×2 e se os dispositivos na rede também o suportarem. Mas ainda é bom ser incluído neste modelo. Podemos resumir essa questão da seguinte forma: Com essas tecnologias na Wave 2, é possível aumentar a velocidade dividindo ou combinando bandas. No entanto, isso geralmente requer dispositivos de velocidade muito maior, ou seja, mais largura de banda.
Seus recursos permitem que o dispositivo suporte teoricamente até 100 dispositivos conectados e não apresente falhas. Na prática, se você for usar 100 aparelhos, vai precisar do poder de processamento dos modelos top. Esse alto número de dispositivos é um cenário de uso intenso de dispositivos IoT, como lâmpadas, ao invés do número de telefones conectados à rede. Com o uso de muitos dispositivos IoT grandes e pequenos no espaço, a carga do sistema Mesh pode aumentar rapidamente.
Importância do Ecossistema
A TP-Link desenvolveu recentemente seu próprio ecossistema de rede com produtos adicionais, como lâmpadas inteligentes, bebês e câmeras de segurança. Você não precisa procurar compatibilidade de marca. Porém, quando os equipamentos utilizados são todos da mesma marca, a velocidade de geração de soluções do departamento de suporte técnico e software da empresa aumenta. Como o compartilhamento de informações entre marcas diferentes exige muita burocracia, não é possível obter resultados na mesma velocidade.
Por exemplo, você pode usar o Deco E4 com outros modelos Deco. Digamos que você esteja construindo um sistema triplo Deco M9 Plus. Quando surge a necessidade de expansão posterior, você pode adicionar a este sistema de forma mais econômica com o E4. Esses dispositivos estabelecem a comunicação necessária entre si através das bandas de 2,4 e 5 GHz ou ethernet e ajustam a largura de banda, graças aos padrões que explicamos na revisão anterior.
Instalação e Uso
Você pode usar um navegador de internet ou aplicativo móvel da TP-Link para instalação e uso. No entanto, os dispositivos que você usará devem ter o sistema operacional posterior ao Android 4.3 e iOS 9.0. A configuração geral e o uso do dispositivo são extremamente fáceis. Você pode facilmente configurar e usar este sistema em conexões IP e PPoE dinâmicas e estáticas.
Além do aplicativo móvel, o sistema de gerenciamento em nuvem também permite que ambos os pais gerenciem as restrições de acesso à Internet dos filhos. Cabe a você determinar os limites de acesso e horários disponibilizados aos usuários. Para mais controle QoSou seja, você pode ativar melhorias na qualidade do serviço, aplicar regras de família e realizar controles muito detalhados.
Avaliação de Resultados
O TP-Link Deco E4 é um produto Mesh Wi-Fi muito acessível com seu design, preço e recursos. Uma vez que a maioria das deficiências, cuja ausência podemos criticar, são apresentadas nos modelos de topo, é claro que este modelo é pensado em termos de equilíbrio preço / desempenho. A diferença mais importante com os modelos top é o uso de portas de 100 Mbps em vez de Gigabit, o que afeta a velocidade de transferência interna. Um Backhaul adicional de 5 GHz, ou seja, uma conexão wireless Gigabit dedicada à comunicação do próprio sistema Mesh no modelo Deco M9+, não está disponível em modelos inferiores.
O TP-Link Deco E4 é muito bem-sucedido e muito estável na transmissão da velocidade de 100 Mbps e abaixo do que você obtém do provedor de serviços de Internet para outros dispositivos. As bandas de 2,4 GHz e 5 GHz fornecem sinais fortes e estáveis. Ao usá-lo por muito tempo, não há alteração na velocidade de transferência ou na velocidade da internet devido ao Deco E4.
Alguns recursos adicionais, como o slot do cabide, poderiam ter sido incluídos no design da caixa do produto sem aumentar o custo, mesmo que um cabide não fosse incluído na caixa. Por outro lado, o fato de o modelo Deco E4 poder trabalhar em harmonia com outros modelos Deco em geral é um ponto admirável, pois aponta para o esforço da TP-Link em criar um ecossistema amigável.
Deja una respuesta