Processadores Ryzen 4000 para desktop podem chegar a 5nm+

Um novo relatório informa que a AMD mudará seu roteiro e mudará para a tecnologia de fabricação de 5nm+ em uma data futura. Pelo lançamento, a CES 2021 chama a atenção.

Processadores Ryzen 4000 para desktop podem chegar a 5nm+

Em janeiro, foi relatado que a TSMC investiu pesadamente no processo de 5 nm. Foi relatado que a produção começaria em abril e a produção em massa começaria no último trimestre. Recentemente, compartilhamos uma lista de clientes de 5nm da TSMC.

Por outro lado, sabemos que a AMD usará a tecnologia EUV de 7 nm em seus próximos processadores de desktop Ryzen 4000 com arquitetura de núcleo Zen 3. No entanto, o novo relatório do DigiTimes é confuso. O relatório publicado afirma que a AMD mudará para a tecnologia de fabricação de 5nm+ para alimentar seus processadores de desktop Ryzen 4000, codinome Vermeer.

De acordo com o relatório, a AMD será o primeiro cliente a adotar a fabricação 5nm+ da TSMC em seus processadores Zen 3 de próxima geração. Esperava-se que as CPUs Zen 3 fossem lançadas em setembro/outubro. Segundo novos dados, o anúncio ocorrerá em 2021. O primeiro anúncio provavelmente será feito no evento CES 2021.

Foi relatado anteriormente que a tecnologia 5nm+ aprimorada da TSMC será usada em CPUs baseadas em Zen 4. De acordo com este relatório, até os chips Zen 3 se beneficiarão desta edição especial.

Questionado sobre o relatório, o CEO da AMD, Lisa Su, na Conferência de Decisões Estratégicas de Bernstein, disse: “Acho que 5nm é uma tecnologia de fabricação importante e vamos usá-la bastante em nosso roteiro. Não estou pronto para falar sobre o tempo. Ainda assim, direi que o Zen 4 tem um design aprofundado e estamos colaborando com o TSMC. As tecnologias de fabricação geralmente começam usando a plataforma móvel (telefones celulares) primeiro. Será importante para o nosso roteiro Zen 4 e GPU de 5nm. Mas falaremos sobre o tempo nos próximos dias.” deu uma resposta.

Lisa Su não deixou claro que 5 nanômetros chegarão aos designs do Zen 3, mas ela sugere a arquitetura do Zen 4 em sua declaração.

Sabemos que a TSMC reduziu os pedidos da Huawei devido às tensões EUA-China. Portanto, a gigante dos semicondutores pode estar procurando outro cliente para as fabricações restantes de 5nm.

Francamente, parece improvável que a AMD construa sua arquitetura Zen 3 e processadores da série Ryzen 4000 em produção de 5nm+. Além disso, a AMD afirmou que as próximas CPUs Zen 3 serão baseadas no processo de 7nm. No entanto, é duvidoso que o roteiro mude para 5nm.

Notícia

5Nm,Produção,Zen 3,Amd

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *