Primeira olhada: placa-mãe GIGABYTE Z490 AORUS PRO AX

Aqui está a placa-mãe GIGABYTE Z490 AORUS PRO AX. Placas-mãe para a nova família de processadores Comet Lake-S de 10ª geração, que esperamos que a Intel lance em breve, também apareceram. Essas placas-mãe com o novo chipset Z490 serão compatíveis com processadores Comet Lake-S e posteriores porque possuem o novo soquete LGA1200.

Primeira olhada: placa-mãe GIGABYTE Z490 AORUS PRO AX

Vamos à placa-mãe Gigabyte Z490 Aorus PRO AX, que é o tema deste vídeo. No futuro, você poderá encontrar nosso vídeo de análise detalhada em nosso canal. Neste vídeo, tiramos a placa-mãe de sua caixa e analisamos juntos seus principais recursos.

Se examinarmos a caixa, você verá o logotipo da família de processadores Intel 10th Generation Core e o chipset Z490 ao lado. Ao virar a caixa de cabeça para baixo, você pode ver as especificações detalhadas da placa-mãe.

Se você perguntar o que distingue o chipset Z490 do Z390, podemos dizer que ele oferece USB 3.2 gen 2×1 interno, interface USB com velocidade de 10 Gigabit e suporte interno Intel WI-FI 6. O chipset ainda está conectado ao processador com a interface DMI 3.0, ou seja, x4 pistas PCI-Express 3.0.

Um detalhe interessante que vimos aqui foi a menção da Gigabyte ao PCI Express 4.0. Sabemos que Comes Lake-S não virá com PCI-Express 3.0. O chipset Z490 também não suporta 4.0. Por que é chamado de pronto para PCI-Express 4.0? A razão para isso é que esse suporte será fornecido a um número limitado de slots PCI-Express para suporte a PCI-Express 4.0 que virá na próxima família de processadores da Intel.A Intel, assim como a AMD, decidiu colocar suporte PCI-Express 4.0 no processador ao invés de passar todos os seus componentes, inclusive o chipset, para PCI-Express 4.0.

A família Comet Lake-S, que sabemos que aumentará em frequências de núcleo e operação, também consumirá mais energia do soquete e ficará mais quente. Portanto, serão necessárias condições ótimas para que ele navegue em altas frequências turbo. Mais importante ainda, embora seja um bom cooler, as fases de alimentação da placa-mãe também são muito importantes aqui. Por esse motivo, a Intel trabalhou em estreita colaboração com os fabricantes nessa questão e tomou as providências necessárias para garantir que até mesmo os processadores Comet Lake de 10 núcleos das placas-mãe Z490 funcionem sem problemas em frequências Turbo de 5,0 Ghz e superiores.

Vemos as melhorias que a Gigabyte fez em termos de entrega de energia ao processador na caixa. Fase de alimentação 12+1 e almofada térmica com alta condutividade térmica.

Quando tiramos a placa-mãe da caixa, vemos um tema dominado por tons de cinza e cores metálicas. Os slots PCI-Express e de memória possuem suporte de metal e são reforçados. O primeiro desses slots PCI-Express possui linhas elétricas x16 e o ​​outro possui linhas elétricas x8.

Existem soquetes de 2 m.2 na placa-mãe. Esses slots têm dissipadores de calor de alumínio grossos. Assim você não precisa instalar o cooler que vem com o seu SSD e estragar o visual da sua placa-mãe.

O que você vê aqui é um slot m.2 que funcionará com processadores compatíveis com PCI-Express 4.0 que serão lançados posteriormente.

O chip Realtek ALC1220-VB, que estamos acostumados a ver em placas-mãe Gigabyte, também está presente nesta placa-mãe e os componentes de áudio estão isolados na placa-mãe.

Quando olhamos para o painel traseiro, vemos que a blindagem vem instalada de fábrica. Existem muitas portas USB, é claro, você vê saídas de antena WI-FI, saída de vídeo HDMI, soquetes USB 3.2 gen2x1, Ethernet de 2,5 gigabits e saídas de áudio.

Sim, chegamos ao final do nosso vídeo onde damos uma breve olhada no chipset Intel Z490 e na placa-mãe Gigabyte Z490 Aorus Pro AX. Você pode encontrar nosso vídeo de revisão, onde examinaremos a placa-mãe em detalhes, em nosso canal do YouTube em breve, até outro vídeo, adeus.

Vídeo

Slot,CPU,Z490,Chipset,Intel,Potência,Pci-Express,Caixa,Gigabyte,Pci-Express 4.0

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *