Reagindo à compatibilidade de soquete, a Intel está se preparando para oferecer suporte de longo prazo com Alder Lake.
O soquete Intel LGA1700 pode suportar mais de duas gerações
Enquanto os processadores de desktop Comet Lake-S de 10ª geração da Intel estão apenas começando a ser vendidos, começamos a obter muitas informações para as próximas duas gerações. A estrutura do soquete LGA1200 acaba de ser atualizada e começaremos a ver mais placas-mãe da série 400. Esperamos ver os processadores Rocket Lake-S da próxima geração (11ª geração) com suporte para PCIe 4.0 e compatibilidade com o soquete LGA1200.
Lançado com processadores de desktop Core “Alder Lake-S” de 12ª geração, o soquete LGA1700 da Intel pode ser a primeira plataforma da empresa em mais de uma década a suportar mais de duas gerações de processadores. De acordo com o relatório NotebookCheck, a Intel está projetando o soquete LGA1700 para suportar pelo menos três linhas de processadores Core de próxima geração (Alder Lake-S e posteriores).
A família Intel Alder Lake-S aparentemente virá com mudanças radicais. Os novos processadores apresentarão uma combinação de núcleos de CPU «Gracemont» de baixo consumo e «Golden Cove» de alto desempenho. Graças à arquitetura de CPU heterogênea da empresa, suporte de plataforma mais longo pode ser oferecido aos usuários. Semelhante à arquitetura ARM big.LITTLE, essa estrutura fornecerá eficiência e controle sobre o consumo de energia.
A Intel não passou mais de duas gerações quando se trata de compatibilidade de soquete em CPUs de desktop. As placas-mãe da série 300 eram necessárias para os processadores de 9ª geração. Além disso, se quisermos usar a recém-anunciada família Comet Lake-S de 10ª geração, precisamos comprar uma placa-mãe da série 400. Essa situação inevitavelmente faz com que a Intel reaja.
A AMD ganhou impulso significativo com a compatibilidade do soquete AM4 e os processadores Ryzen. Juntos, veremos o retorno e os movimentos da Intel nos próximos anos.
Deja una respuesta