O que é energia cinética, qual é a diferença com energia potencial?
Energia, um poder perfeito que podemos sentir sua presença em todos os lugares e no início potencial e cinética Existem muitos tipos, incluindo Embora sua relação com o mundo físico seja diferente, as energias cinética e potencial complementar natureza; mas para entender como eles funcionam, primeiro precisamos entender o que são esses dois tipos de energia e a energia em geral.
Vamos dar uma olhada nas energias cinética e potencial, que são as subunidades de energia e energia.
O que é energia?
Para entender o que são energia cinética e potencial, devemos primeiro dominar o conceito de energia. Então, o que é energia?
Para colocar da maneira mais simples, energia; quando aplicado a qualquer objeto ativando esse objeto chamado poder. O objeto ao qual é aplicado massaComo é proporcional a si, que tipo de energia, que é uma das quantidades físicas, é contra forças naturais como a gravidade do objeto. Empurre e Puxe determina a capacidade de fazê-lo. Os tipos de energia mais conhecidos são a energia potencial e a cinética.
Agora que falamos sobre o que é energia, podemos voltar ao nosso tópico principal.
O que é energia potencial?
Antes de passarmos para o que é energia cinética, devemos primeiro dar uma olhada no que é energia potencial para entender mais claramente as diferenças entre os dois.
A energia potencial, que é um tanto difícil de entender intuitivamente, é a energia que existe no universo. dois tipos principais de energia é um deles. Energia potencial, mesmo que tenha potencial para realizar trabalho não trabalhando ativamenteou qualquer objeto não-forte Também podemos defini-lo como uma forma de energia. A energia potencial de um objeto não está em seu movimento. é em ; então resumindo é a energia da posição.
Objetos; recuo, gravidadeou reações químicas Eles armazenam energia antes de serem removidos de sua posição de equilíbrio por forças como Um exemplo disso é um arco de flecha, que armazena energia como resultado do alongamento: Neste exemplo, a mola armazenada pelo alongamento energia potencial é responsável por liberar a energia conhecida como energia cinética, que é criada pela liberação da mola. Em outras palavras, para energia potencial; Também podemos dizer que é o potencial da energia cinética que é armazenado antes da liberação da energia cinética e que será formado quando ela for liberada.
O que é energia cinética?
Energia cinéticapor outro lado, é um tipo de energia mais fácil de apreender do que a energia potencial, pois é óbvio que é necessária uma força para fazer os objetos se moverem.
Assim como outros catalisadores gravidadee forças elásticas a energia cinética é liberada pela liberação da energia potencial posta em movimento; ou seja, a energia potencial é a energia da posição, enquanto a energia cinética é é a energia do movimento.
Quando qualquer força é aplicada a um objeto, isso faz com que a energia cinética do objeto aumente. Os fatores mais importantes que determinam a energia cinética são os objetos em questão. Rapidezmovimento medido e massa é Embora a massa seja uma medida universal; movimento de um objeto ao redor do eixogirando, tremendo, traduzindoou por uma combinação destes e de outros movimentos.
de energia cinética vibracional, rotacional e translacional Tem 3 sub-ramos. Como o nome sugere, energia de vibraçãoquando manifestado pelo tremor de objetos; energia rotacionalcomo resultado da rotação de um objeto, energia translacional ocorre quando objetos colidem uns com os outros. Esses três sub-ramos de energia cinética são energia em movimento em todo o universo conhecido. quase tudocria.
Quais são as diferenças entre energia cinética e energia potencial?
Embora existam muitas diferenças entre esses dois tipos de energia, há duas que são as mais óbvias:
- estado do objeto
- Velocidade
estado do objeto
A diferença mais fundamental entre esses dois tipos de energia de que estamos falando; energia potencial o que poderia ser, se a energia cinética aquele que é representar. Ou seja, esperando para ser liberado para energia potencial. energia armazenada, estacionária ; para a energia cinética, usando ativamente a energia para se mover, em movimento podemos chamá-lo de energia. Por exemplo; Quando uma oscilação estacionária é puxada para trás, surge o potencial e, quando ela começa a oscilar, surge a energia cinética.
Velocidade
Outra diferença importante é Rapidez é . Essa medida, que é a base da energia cinética, está relacionada à energia potencial. nada para fazer não há nenhum. Na verdade, se você observar bem, a velocidade é o elemento mais vital da equação que determina a quantidade de energia cinética de qualquer objeto; Não tem lugar na equação da energia potencial.
Exemplos de energia potencial e cinética
Embora as definições e diferenças de energia potencial e cinética sejam muito claras e claras, às vezes pode ser difícil fazer essa distinção. Vamos examinar alguns desses exemplos juntos.
Planetas:
dos planetas O sol, outras estrelas e seus arredores Seus movimentos são classificados como energia cinética. Os planetas atraídos para grandes objetos em suas órbitas caem em direção ao centro de massa devido à força da gravidade. Isso resulta em um movimento orbital – e todo movimento é uma forma de energia cinética.
Pneu:
Pneus de acordo com sua condição potencial e cinética pode ser classificado como energia. Enquanto um pneu esticado armazena energia potencial, essa energia é convertida em energia cinética quando o mesmo pneu esticado é solto. Isso é especialmente verdadeiro se a energia do pneu estiver sendo transferida para outro objeto, como uma pedra atirada por um estilingue.
Rios:
Os rios são um exemplo de energia cinética em ação. A água que flui nos rios está em constante movimento, e esse movimento constante cria energia cinética. A única maneira de um rio ser energia potencial é colocar um barragemestá para ser feito.
Este foi o nosso artigo, onde demos informações aproximadas sobre energia cinética e potencial com alguns exemplos: no entanto, essas informações obviamente não são suficientes para entender completamente o conceito de energia. No entanto, não apenas na vida diária; Compreender as duas principais formas de energia que permeiam a essência da física em todo o universo em geral é um bom ponto de partida que estabelece as bases para jornadas profundas na natureza da energia.
Deja una respuesta