O perigo que os cientistas chamam de ‘o desastre mais crítico e oculto’
crise climatica Ele começou a se sentir melhor. Como nosso país está lutando com um grave problema de seca, nossos recursos hídricos estão diminuindo dia a dia. A mudança climática global e o aumento da temperatura afetam negativamente a seca e a vazão dos rios. A vazão de água em quase todos os rios do país diminuiu em até 70%. 60% dos lagos secaram.Especialistas dizem que em um futuro próximo por causa da crise da água migrações em massaEle avisa que isso vai acontecer.
Embora se espere que as temperaturas médias do ar na Turquia aumentem 3 graus após 2030 e que haja mudanças negativas na climatologia da precipitação; Segundo especialistas, um dos maiores problemas é viver em leitos de riachos. poluição grave.Em todos os estudos recentes, afirma-se que todos os recursos hídricos, especialmente Ergene, Büyük Menderes, Sakarya e Kızılırmak, estão poluídos até certo ponto.
As mortes de flamingos em Salt Lake transformaram o lago, conhecido como o paraíso dos flamingos, em um cemitério. Virou assunto da pauta, teve muita repercussão, mas na verdade esse desastre foi a ponta do iceberg.
centenas de milhares a cada ano flamingo, ao chegar a Tuz Gölü para o período de incubação a partir de meados de março das regiões onde os meses de verão são mais quentes, o esgotamento das reservas de água, que é um dos efeitos do aquecimento global, e uso pesado de água produz efeitos negativos. Esses fatores afetam não apenas Salt Lake, mas também outros lagos de nosso país de maneira assustadora.
O lago Yay em Kayseri também foi afetado pela seca devido à diminuição das chuvas e temperaturas acima dos normais sazonais.
Depois do Lago Manyas com suas 301 espécies de pássaros, o Lago Yay perto de Sultan Marshes, que é o segundo santuário de pássaros mais importante da Turquia, ficou sem água. Devido à falta de água ao redor do Lago Yay 70% dos flamingos migraram para as águas. Há uma escassez de água em relação aos anos anteriores.
Flamingos em Yalıntaş Pond em Nevşehir também estão lutando por suas vidas.
Apesar dos alertas dos especialistas, a lagoa enfrenta uma seca devido aos erros que vêm sendo aplicados há anos. localizado ao redor uso não autorizado de água da lagoa pelos agricultores e a única fonte de vida para o lago, que não podia ser alimentado por recursos hídricos naturais devido à irrigação indiscriminada dos campos, era a chuva. Após a precipitação desejada não ter ocorrido nos últimos anos, a lagoa e, consequentemente, flamingosÉ quase como se tivesse sido abandonado à própria sorte.
A água do lago Beyşehir, que é o terceiro maior da Turquia e o maior em termos de água doce, foi retirada a aproximadamente 150 metros da costa.
Se um recurso sério não for fornecido ao lago e não houver inverno chuvoso este ano, o lago será destruído. pode estar à beira da extinção. Conhecido como o maior lago de água doce da Turquia, o lago Beyşehir, com uma superfície de 656 quilômetros quadrados, contribui para a irrigação do riacho Çarşamba e da planície Konya e é a fonte de renda de 466 pescadores. No entanto, as mudanças climáticas e irrigação agrícola inconsciente Por causa disso, a água do lago recuou da margem. Isso dificulta a pesca.
O lago Marmara também está prestes a secar completamente porque o riacho Gördes, que deveria desaguar no lago, é mantido na barragem.
O motivo da seca do lago em Manisa não é a crise climática nem a seca. Obras Hidráulicas Estaduais devido a aplicação incorreta em estado seco. Aproximadamente 65.000 aves aquáticas podem ser vistas no lago durante os meses de inverno. Nos meses de inverno, 9% da população mundial da espécie pelicano-de-crista, que está à beira da extinção, alimenta-se no Lago de Mármara e aí passa o inverno. A secagem do lago foi feita por muitas espécies, especialmente o pelicano-de-crista. ameaça a vida das aves aquáticas.Ambas as espécies de peixes endêmicas foram completamente ameaçadas devido à dessecação.
As recessões no Lago Eğirdir em Isparta excederam 50 metros devido ao perigo de secagem muito severa.
Na seção ‘Hoyran’, que inclui as seções Senarkent, Yalvaç e Gelendost, diminuição do nível de água chegou a 60%. O lago corre o risco de se dividir em dois como ‘Hoyran’ e ‘Egirdir’, pois a largura do Estreito de Kemer, o ponto mais estreito do lago, que parece um amendoim e consiste em dois nós, diminuiu. Apesar de todos esses dados, milhares de hectares ao redor irrigação selvagem de terras agrícolas,Resíduos químicos e lagoas construídas nas fontes que alimentam o lago poluem e secam Eğirdir rapidamente.
Tentando girar um moinho com água de transporte: Como resultado da seca do rio Büyük Menderes, 200 caminhões-tanque de água foram transportados para o rio pela tradição de «colocar ovelhas na água».
O tradicional evento, realizado pela 848ª vez em Denizli, onde os pastores competem em suas habilidades para atravessar o rio com seus rebanhos, foi realizado este ano sob a sombra da seca. Como não havia água no leito de Menderes há meses, a água era transportada para o rio por caminhões-pipa. também isso privado de oxigênio devido à abstinênciaMilhares de peixes também morreram.
Em Ardahan, uma lagoa chegou a secar devido ao calor extremo.
Percebendo os peixes presos nas poças, os moradores carregaram os peixes que encheram em baldes até o rio Kura, a 750 metros de distância. Claro que este foi um remédio temporário, É necessário falar fundamentalmente sobre o problema.
Acıgöl, a única bacia fechada da Turquia com o segundo maior potencial de sódio limpo e natural do mundo, está morrendo devido à seca e ao consumo inconsciente de água.
Da década de 1970 até o presente 4 vezes menor e o nível da água de Acıgöl, cujo nível de água diminuiu pela metade em relação a maio passado, revela uma visão assustadora. Na Turquia, 98% do sulfato de sódio é obtido de fontes naturais e 90% dessa quantidade é obtida de Acıgöl.
Com potencial de sódio limpo e natural 2º no mundoLocalizado em Acıgöl, com sua bacia fechada, cria um habitat para cerca de 200 espécies de aves, como flamingo, arraia, espada, bico, donzela esporada, além de plantas endêmicas e espécies animais.
O 12º maior lago da Turquia, o Lago Eber, também começou a secar devido a políticas ambientais erradas.
Espécie de planta endêmica chamada Eber Yellow que cresce apenas no lago Eber está em perigo de extinção. Há também lúcios e carpas neste lago. As pessoas ganham a vida aqui também. Seca devido ao impacto da barragem, poluição devido aos resíduos das fábricas. Como Eber também alimenta o lago Akşehir, ambos os lagos foram afetados pela seca e pela poluição.
O lago Eymir também está poluído: a aparência de mucilagem se deve ao aumento de cianobactérias causadas pelo aquecimento global.
O motivo da poluição no Lago Eymir em Ancara, que abriga muitas criaturas, incluindo espécies de pássaros e atrai a atenção por sua beleza natural, é o aumento extremo da temperatura do ar. Se houver nitrogênio e fósforo suficientes na água e a água esquentar rapidamente cianobactériaaumenta excessivamente.
Quando a água da lagoa Serpincik em Sivas foi retirada a 30 metros da costa, surgiram as raízes das árvores que estavam debaixo d’água.
Além do calor extremo em julho irrigação irregular de terras agrícolas Afirma-se que a água na lagoa diminui devido a isso. O projeto foi elaborado para trazê-lo para o turismo, mas parece difícil resistir à seca.
Não apenas lagos e rios, mas também represas são afetadas pela seca. A seca em Konya causou mortes de peixes na represa de maio.
Devido à redução de oxigênio pela retirada de água mortes de peixes aconteceu. A razão para as altas mortes de peixes este ano é a falta de precipitação e a retirada precoce de água. As mortes de peixes também foram observadas em anos anteriores, mas não tanto.
Especialmente nas regiões leste da Anatólia, sudeste da Anatólia e leste do Mediterrâneo, as taxas de ocupação das barragens estão bem abaixo das médias sazonais.
Taxas de ocupação em algumas barragens:
• Kozan: 35%
• Jarsel: 28%
• Yayladagi: 26%
• Aslantaş: 53%
• Goleiro: 48%
Entre as barragens de Istambul, Ömerli está no auge com uma taxa de ocupação de 48%, enquanto Pabuçdere é a menor barragem com uma taxa de ocupação de 0,2%.
Há uma grave crise hídrica na Turquia. Não apenas nossas águas superficiais, mas também nossas águas subterrâneas estão sob grande ameaça.
A reserva de gestão de água subterrânea do nosso país é de 17,8 bilhões de metros cúbicos por ano, e o total anual da superfície consumível e do potencial de água subterrânea do país é de 111,8 bilhões de metros cúbicos. A água subterrânea atende às necessidades de água de muitas cidades, sistemas de irrigação e instalações industriais. fonte natural de água. Foi anunciado que o número total de poços era de 353.933. Nossa água subterrânea está sob grande ameaça e perigo. Enquanto os agricultores extraíam água subterrânea de 20 metros de profundidade no passado, hoje de 200 metrosEles dizem que tiveram que tirar água.
A água também é desperdiçada devido ao desperdício de alimentos.
desperdiçado todos os anos na Turquia. 26 milhões de toneladas de alimentos Afirma-se também que 26,6 bilhões de metros cúbicos de água foram desperdiçados devido a isso. Note-se que esse valor é mais do que o volume de armazenamento ativo da Represa Keban.
Resumindo; Os lagos da Turquia estão morrendo por causa da mudança climática global e de políticas erradas.
Quase 300 lagos grandes e pequenos 60% secaram. Os outrora grandes lagos agora são poças. Beyşehir, Eğirdir, Hunting, Seyfe, Reeds Kulu, Sarıgöl, Yarisli, Kurugöl, Kırkpınar, Acıgöl, Uyuz, Suğla, Meke, Güvenç, Sasam, Kocagöl, Karagöl, Hotamış Reeds, Salt Lake, Small Lake e mais…
Os rios da bacia Susurluk, Malatya Arapgir, Gümüşhane Kelkit, Bingöl Karlıova, Muğla Milas e Kahramanmaraş Çağlayancerit estão entre as fontes em pior situação. Cada um deles está se aproximando da extinção a cada dia.
Fonte: Direção Geral de Meteorologia, Doğa Derneği, BirGün, Independent Turkish, Sputnik News, Hürriyet, BBC Turkish, K2 News, İSKİ, Sözcü, NTV, AA, Gazete Wall
Deja una respuesta