Modelos de átomos e propriedades que mudaram ao longo dos anos

Modelos de átomos e propriedades que mudaram ao longo dos anos

Se perguntarmos qual é o menor estado da matéria, muitos responderão o átomo, mas esta não é uma resposta correta. Por muitos anos, acreditou-se que o átomo era o menor pedaço de matéria, mas hoje sabe-se que o átomo consiste em um núcleo positivo cercado por elétrons e nêutrons carregados negativamente. Modelos atômicos foram criados ao longo dos anos para entender o átomo.e alguns recursos são rascunhos atribuídos.

modelos atômicos, Na verdade, ele nos mostra a jornada de cientistas tentando resolver o menor estado da matéria. Preparado ao longo dos anos modelos atômicos foram progressivamente desenvolvidos e assumiu sua forma atual adicionando novos recursos aos seus recursos conhecidos. Alguns desses modelos são extremamente simples, enquanto outros têm explicações muito detalhadas. Vamos dar uma olhada mais de perto na jornada científica dos modelos atômicos na história.

Modelos atômicos e suas características proeminentes:

  • Dalton modelo atômico
  • modelo atômico de Thomson
  • modelo atômico de Rutherford
  • Modelo de Bohr do átomo
  • Modelo atômico de James Chadwick
  • Outros modelos de átomos

Características do modelo atômico de Dalton:

  • Dalton modelo atômico

A ideia do átomo, apresentada por dois filósofos gregos, Demócrito e Leucipo, no século V aC, pelo químico John Dalton em 1805. foi criado novamente. Dalton apresentou um modelo que sugeria que toda a matéria existente consiste em átomos indivisíveis. Núcleos e elétrons não estão incluídos no modelo Dalton do átomo.

Recursos do modelo atômico de Thomson:

  • modelo atômico de Thomson

O físico britânico Joseph John Thomson nasceu em 1897. descobriu os elétrons dentro dos átomos, revelando o modelo de Thomson do átomo. Embora fosse muito mais avançado do que o modelo atômico de Dalton, ainda não havia menção ao núcleo.

De acordo com o modelo de Thomson, que introduziu o modelo do pudim em 1904, que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1906, o átomo é Consistia em elétrons flutuando em uma sopa carregada positivamente.Portanto, o modelo é comparado a ameixas em pudim e passas em bolo.

Recursos do modelo atômico de Rutherford:

  • modelo atômico de Rutherford

Neozelandês – O físico experimental britânico Ernest Rutherford criou o modelo planetário para os átomos nos anos seguintes. O modelo atômico de Rutherford tinha um núcleo. De acordo com esse modelo, o átomo consistia em um núcleo carregado positivamente e elétrons orbitando-o. Assim como os planetas que orbitam o Sol. Por esta razão, o modelo de Rutherford do átomo também é chamado de modelo planetário.

Características do modelo atômico de Bohr:

  • Modelo de Bohr do átomo

Embora o modelo atômico de Rutherford parecesse correto, ainda não explicava por que os átomos emitem luz em determinados comprimentos de onda e frequências. Neste ponto O físico dinamarquês Niels Bohr interveio.e inventou o modelo de Bohr do átomo.

De acordo com o modelo do átomo de Niels Bohr, o átomo é cercado por um núcleo positivo. em órbitas determinadas de acordo com diferentes níveis de energia consistia de elétrons em rotação. Órbitas determinadas por esses níveis de energia podem ser únicas dentro de cada átomo.

Recursos do modelo atômico de James Chadwick:

  • Nêutron

Segundo o físico britânico James Chadwick, que trabalhou no modelo de Rutherford do átomo, no núcleo atômico Não era verdade que havia apenas prótons carregados positivamente. Se o núcleo consistisse apenas de prótons carregados positivamente, ele se romperia devido a forças repulsivas. Pensando que o átomo deve de alguma forma permanecer neutro, James Chadwick descobriu o nêutron em 1932 e foi capaz de medir sua massa.

Outros modelos de átomos:

Os cientistas ainda estão desenvolvendo novos modelos atômicos. Esses desenvolvimentos também abrem caminho para a física quântica. O físico australiano Erwin Schrödinger, o físico alemão Werner Heisenberg e o matemático e físico alemão Max Born estão entre os nomes que desenvolveram modelos atômicos. Os estudos desses nomes abriram caminho para importantes desenvolvimentos principalmente no campo quântico.

Por que os modelos atômicos são importantes?

A humanidade tem tentado dar sentido ao que vê ao seu redor desde a sua existência. este Ele criou a ciência e a filosofia sistematizando os estudos do significado.Embora tenhamos entendido o que vemos graças à ciência e à filosofia, coisas grandes demais para serem vistas e pequenas demais para serem vistas ainda estão esperando para serem descobertas.

Graças aos estudos espaciais, gradualmente começamos a descobrir coisas grandes demais para vermos. No entanto Coisas pequenas demais para nós vermos ainda permanecem um mistério.Os estudos mais importantes que orientam os cientistas nesse processo de descoberta são modelos atômicos e rascunhos semelhantes.

Como explicamos, graças a muitos modelos atômicos, os cientistas começaram a resolver esses pequenos mistérios e agora podem continuar seu trabalho no nível quântico. Quando olhamos para a jornada científica dos modelos atômicos na história, podemos dizer que Os estudos quânticos feitos hoje são, na verdade, do século V aC.Foi iniciado por dois filósofos gregos, Demócrito e Leucipo, que introduziram pela primeira vez a ideia do átomo.

Por muitos anos, enquanto tentava entender o átomo, que conhecemos como o menor estado da matéria, modelos atômicose suas características. É isso que torna a ciência fascinante.Idéias apresentadas há milhares de anos apóiam os estudos científicos atuais.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *