A GPU, que apareceu no sistema operacional Linux com o codinome Sienna Cichlid, dá sinais para as novas placas gráficas Big Navi da AMD.
GPU AMD Big Navi descoberta em patches de driver do Linux
Conforme relatado pela agência de notícias Phoronix, baseada em Linux, a AMD lançou mais de 200 patches Linux para uma placa de vídeo que ainda não foi oficialmente introduzida. A placa de vídeo Radeon tem o codinome Sienna Cichlid. Veremos juntos se esta GPU é um sinal do Big Navi, que o mundo do hardware espera.
Phoronix afirmou que os desenvolvedores da AMD estão pensando em usar um codinome falso para esconder o verdadeiro nome de marketing do produto. Os patches do Linux mostram Sienna Cichlid usando os mecanismos de exibição Video Core Next (VCN) 3.0 e Display Core Next (DCN) 3.0 da AMD. A placa gráfica Navi atual está nas versões VCN 2.0 e DCN 2.0. Portanto, faz sentido que a próxima família de produtos Navi faça a transição para 3.0. Por esta razão, é constantemente discutido que o silício Navi 21 de Sienna Cichild baseado na arquitetura RDNA 2 pode ser usado.
O patch Linux assinado por Alex Deucher da AMD revelou claramente que «Sienna Cichlid é uma GPU baseada em AMD». A declaração feita é a seguinte: “Sienna Cichlid é uma GPU baseada em AMD. Este conjunto de patches adiciona muito suporte, incluindo gerenciamento de energia, exibição, kfd, interrupções, gfx e multimídia.”
Mais importante, esta atualização não será incluída na atualização esperada do kernel Linux 5.9 em agosto. Portanto, Sienna Cichlid deve estrear depois de agosto.
Sabemos que a arquitetura de GPU RDNA 2 da AMD oferecerá até 50% mais eficiência. As placas gráficas Big Navi a serem construídas nesta arquitetura entrarão no mercado de ponta. Meses atrás, as placas gráficas das séries Radeon RX 5800 e 5900 foram descobertas nas listas. Embora a nomenclatura exata e os detalhes técnicos não sejam claros, esperamos ver placas de vídeo AMD de alto desempenho que atrairão jogos em 4K no final de 2020.
Deja una respuesta