A reunião online do Conselho de Presidentes BusinessEurope da Confederação Empresarial Europeia foi organizada pelas organizações de representação empresarial da Alemanha BDI e BDA.
Confederação Empresarial Europeia reunida
A European Business World Summit, que tradicionalmente se realizava nas capitais dos países que vão assumir a Presidência da UE, decorreu em formato de videoconferência no quadro das medidas de crise sanitária da Covid-19.
No âmbito do encontro, as prioridades da recuperação económica e do desenvolvimento sustentável do mundo empresarial europeu no período pós-Covid-19 foram partilhadas com os representantes oficiais da UE.
Na Cúpula de Presidentes da BusinessEurope, a Turquia foi representada pelo presidente da TÜSİAD, Simone Kaslowski, presidente da TİSK, Özgür Burak Akkol, secretário-geral da TİSK, Akansel Koç, secretário-geral adjunto da TÜSİAD, Ebru Dicle, representante da UE da TÜSİAD-TİSK e delegado permanente da BusinessEurope, Dilek Aydın.
Representantes de empresas europeias trocaram opiniões com Thierry Breton, Comissário da UE para o Mercado Interno, sobre ecossistemas industriais europeus e estudos focados em cadeias de valor no período pós-Covid-19. O apoio total do mundo dos negócios foi expresso para a nova meta do modelo de crescimento sustentável no eixo da transformação digital e verde. Foi enfatizado que a concretização desses objetivos com iniciativas voltadas para o fortalecimento do setor ganhou ainda mais importância para enfrentar os profundos efeitos econômicos e sociais da crise do Covid-19.
O Presidente do Conselho da TÜSİAD, Simone Kaslowski, enfatizou a importância de atualizar a União Aduaneira no âmbito do processo de adesão à UE para as atividades do Mercado Único da UE e cadeias de valor europeias no período pós-Covid-19 durante o período de recuperação após o Covid-19 crise.
Kaslowski compartilhou brevemente as seguintes opiniões em seu discurso:
“O facto de as economias da União Europeia terem um forte plano de recuperação é importante para todas as economias europeias. O processo de atualização da União Aduaneira (UC) UE-Turquia deve ser iniciado rapidamente. A atualização da UC irá também acrescentar valor no âmbito das prioridades de melhoria e diversificação das cadeias de valor europeias. As empresas europeias apoiam a expansão da atualização da União Aduaneira para incluir serviços, agricultura e compras públicas. Além disso, argumenta-se que, no período atual, é necessário ir além disso e estabelecer as bases para uma parceria econômica abrangente que inclua elementos-chave da agenda de desenvolvimento sustentável, como o mercado único digital e o Pacto Ecológico Europeu”.
Na cúpula, também foi discutida a questão de defender as mensagens do documento de posição “Recomendações da BusinessEurope sobre o Plano de Recuperação Europeia”, que pede a atualização da União Aduaneira Turquia-UE, nas capitais da UE e perante as instituições, políticas e legisladores da UE.
A BusinessEurope publicou as suas “Recomendações BusinessEurope para o Plano de Recuperação Europeia” a 30 de abril. O documento reitera o apelo à atualização do Acordo de União Aduaneira UE-Turquia e associa-o ao processo de recuperação europeia. O documento afirma que a atualização da União Aduaneira UE-Turquia apoiará a recuperação nas cadeias de suprimentos e nos regulamentos da UE e nas atividades do Mercado Único no campo do comércio internacional. É sublinhada a importância da continuação do alinhamento da Turquia com o acervo da UE em domínios essenciais.
Deja una respuesta