A missão JUPITER ICy moons Explorer, JUICE, alcançou seu próximo marco: a espaçonave chegou ao centro de integração de satélites da Airbus em Friedrichshafen, Alemanha, para integração final de diferentes hubs da Airbus na Europa.
Conclusão da espaçonave JUICE no Airbus Satellite Center
Até o final de 2020, a rede de cabos estará equipada com seus componentes finais, incluindo eletrônica de potência, mainframe, sistemas de comunicação, sensores de navegação, hardware térmico e instrumentos científicos. A próxima parada é Noordwijk, Holanda. No ESTEC, o centro de testes espaciais da Agência Espacial Européia (ESA) localizado aqui, ele passará por testes ambientais de vácuo térmico para provar que está pronto para sua jornada a Júpiter via Vênus e Marte e sua missão no sistema joviano.
A espaçonave JUICE de 5,2 toneladas começará sua jornada para Júpiter, a aproximadamente 600 milhões de quilômetros de distância, em outubro de 2022, com data de chegada prevista para outubro de 2029. A espaçonave usará câmeras, espectrômetros, radar de gelo, para monitorar campos magnéticos e partículas carregadas no sistema joviano, que levará dez instrumentos científicos de última geração, incluindo um altímetro, um experimento radiocientífico e sensores. O JUICE completará seu tour pelo sistema de Júpiter, incluindo estudos extensivos de três luas potencialmente oceânicas Ganimedes, Europa e Calisto.
A construção e montagem da estrutura do JUICE nas instalações da Airbus em Madri nos últimos meses foi concluída na sede do ArianeGroup em Lampoldshausen, Alemanha, com o sistema de propulsão química para formar o corpo da espaçonave. As equipes de Propulsão Orbital do ArianeGroup desenvolveram, fabricaram e integraram o sistema de propulsão, que inclui dois tanques propulsores de titânio e um motor principal de 400 newtons e 20 pequenos propulsores a serem usados para orbitar Júpiter.
Uma transportadora privada entregou com segurança esta carga pesada e de grandes dimensões ao centro de integração em Friedrichshafen durante uma viagem noturna. Para garantir a entrega no prazo, apesar das condições do Covid-19, a Airbus realizou um modelo especial de trabalho em dois turnos com cerca de 60 engenheiros sob as medidas de segurança necessárias.
Paralelamente, um modelo de engenharia em tamanho real do JUICE foi integrado e está disponível no centro de integração de satélites da Airbus em Toulouse para testes de software totalmente funcionais antes da instalação no modelo de voo em Friedrichshafen.
JUICE passará mais de três anos no sistema de Júpiter coletando dados que fornecerão respostas sobre as condições para a formação do planeta e o surgimento da vida. Ele passará nove meses orbitando a lua gelada Ganymede analisando sua natureza, evolução e habitabilidade potencial.
Como contratante principal, a Airbus lidera um consórcio industrial de mais de 80 empresas em toda a Europa.
Deja una respuesta