Com que tipo de aumento de desempenho o RTX 3080 Ti virá?

Numerosos detalhes sobre o desempenho da nova GPU, codinome GA102 e interpretado como o carro-chefe RTX 3080 Ti, vazaram.

Com que tipo de aumento de desempenho o RTX 3080 Ti virá?

Foi apresentada a primeira GPU HPC baseada na tecnologia de 7nm da NVIDIA e baseada na arquitetura Ampere. Além disso, soubemos que a série RTX 3000, que esperamos nos próximos meses, também usará a arquitetura Ampere. O que resta são as características técnicas dessas placas gráficas, que chegarão ao consumidor final, e o aumento de desempenho que elas oferecerão. Em especial, o desempenho do modelo RTX 3080 Ti, que é a placa topo de linha da série, é motivo de curiosidade.

O canal do YouTube com foco em hardware de PC, Moore’s Law is Dead, divulgou as especificações de sua principal placa de vídeo baseada em Ampere, a GeForce RTX 3080 Ti. O relatório fornece muitos detalhes sobre a GPU, bem como as principais mudanças na placa Founders Edition da NVIDIA (design de referência). Em primeiro lugar, digamos que esse vazamento pertence a um modelo de amostra de engenharia (ES), pode sofrer algumas alterações ao longo do tempo e não é certo.

Projeto RTX 3080 Ti

Em primeiro lugar, a placa de design de referência RTX 3080 Ti possui uma solução de resfriamento com ventilador triplo, ao contrário da série RTX 20. Além disso, este cooler é conhecido por ser mais silencioso do que a solução de resfriamento RTX 2080 Ti FE. A placa é alimentada por um par de conectores de alimentação PCIe de 8 pinos. Três DisplayPorts, um HDMI e um VirtualLink USB-C aparecem entre as saídas de vídeo. A fonte confirma que a GPU Ampere usará a interface PCI-Express gen 4.0 x16.

Detalhes técnicos da RTX 3080 Ti

Diz-se que a GPU mencionada acima, com o codinome GA102, contém 5376 núcleos CUDA e consome cerca de 220-230W de energia. No exemplo de engenharia GeForce RTX 3080 Ti, está escrito que a GPU é emparelhada com 12 GB de memória rodando a 18 Gbps em um barramento de 384 bits e fornecendo 864 GB/s de largura de banda de memória. Essa largura de banda é 40,3% maior que a atual RTX 2080 Ti.

atuação

Quanto ao desempenho, o protótipo baseado em “GA102” pode experimentar até 40% de melhoria de desempenho em relação ao RTX 2080 Ti em resolução 4K UHD em jogos mal otimizados, 50% em jogos otimizados e até 70% no melhor caso (Ampere melhores jogos otimizados) cenário disponível.

Ray Tracing

Outra questão importante é o desempenho do Ray Tracing. Informamos no slide que não haverá alteração na quantidade de núcleos RT. No entanto, sublinha-se que o Ampere RT Cores terá 4 vezes mais desempenho do que o Turing atualmente usado. Assim, pelo menos no papel, um aumento de desempenho de 4 vezes é provável.

A NVIDIA pode introduzir a tecnologia DLSS 3.0 melhorando o suporte a DLSS junto com o Ampere. As informações compartilhadas também mencionam um sólido ganho de IPC. Vamos adicionar a isso o aumento na quantidade de cache L2.

Por fim, mais informações estão disponíveis sobre qual processo de fabricação de silício a NVIDIA pode usar. Parece que a empresa distribuirá seus produtos entre dois tipos diferentes de produção de 7 nm. Chips de ponta como GA102 e GA103 podem ser construídos em TSMC N7+ (EUV). As GPUs de nível inferior podem usar a tecnologia tradicional de 7nm baseada em DUV, como o N7P ou até mesmo o N7.

Data de lançamento do RTX 3080 Ti

Parece que a NVIDIA realizará um evento para novas placas de vídeo GeForce em setembro de 2020, especialmente muito perto do lançamento de «Cyberpunk 2077».

Se aceitarmos a precisão dos dados que discutimos aqui, haverá enormes aumentos de desempenho com a placa gráfica, que é descrita como RTX 3080 Ti. Além disso, embora a atuação em 4K não seja mais um sonho, o desempenho do Ray Tracing aumentará significativamente.

Ouvimos dizer que a arquitetura AMD RDNA 2 será 50% mais eficiente. A NVIDIA, por outro lado, deve estar ciente disso e tomará cuidado extra com suas novas GPUs. Por outro lado, não temos certeza se esse vazamento vem das fontes completamente corretas. Então, tudo o que podemos fazer é esperar para ver.

Notícia

Desempenho, Único, GPU, Ampère, Nvidia, Cartão, Rtx

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *