A ASUS anunciou novas placas-mãe equipadas com o chipset AMD B550, que traz a tecnologia PCI Express 4.0 para sistemas intermediários.
ASUS anuncia placas-mãe com chipset B550
As placas-mãe AMD B550 permitem o uso de 20 barramentos PCIe 4.0 de uso geral com processadores de desktop AMD Ryzen de 3ª geração. Em todas as novas placas-mãe ASUS B550, o slot PCIe principal oferece conectividade PCIe 4.0 por meio de 16 barramentos. Também é possível obter velocidades de 10 Gbps com quatro portas USB 3.2 Gen 2 diretamente sobre os processadores AMD Ryzen de 3ª geração.
A ASUS também enriquece os modelos de placas-mãe da série B550 com recursos como Wi-Fi 6, Ethernet de 2,5 Gbps, fornecimento de energia robusto, alta velocidade DRAM, BIOS Flashback e microfone com cancelamento de ruído alimentado por IA. A nova tecnologia de cancelamento de ruído alimentada por AI usa filtros avançados para eliminar o ruído de fundo. A atualização PCIe 3.0 também está chegando para os barramentos integrados no chip B550. Graças a essas inovações, o B550 se torna uma plataforma adequada para quem deseja colecionar sistemas de médio alcance.
Os engenheiros e designers da ASUS desenvolveram um total de 11 placas-mãe B550 para as três famílias de produtos. Os modelos ROG Strix high-end estão repletos de recursos como VRMs eficientes e de operação fria, tecnologia de áudio avançada e controladores Intel com Ethernet de 2,5 Gbps e opções de conectividade Wi-Fi 6. Os modelos TUF Gaming oferecem recursos de ponta e durabilidade em um pacote mais econômico. A série Prime, por outro lado, incorpora todos os recursos necessários para sistemas de uso geral.
“A demanda por sistemas flexíveis com bom desempenho em diversas áreas, de jogos a produção de conteúdo, é maior do que nunca”, disse Chris Kilburn, vice-presidente corporativo da AMD e gerente geral da unidade de negócios de componentes: “Como AMD, com o novo chipset AMD B550, 3 Geração Estamos entusiasmados em trazer o poder dos processadores de desktop AMD Ryzen e suporte de ponta PCIe 4.0 para usuários de médio porte. Estamos confiantes de que todas as novas plataformas B550, de ROG Strix a ASUS Prime, oferecerão flexibilidade e potência de gama média nunca vistas antes.” disse.
ROG Strix B550-E Gaming
A ASUS preparou o modelo ROG Strix B550-E Gaming para sistemas que usam processadores de alto desempenho da AMD e duas ou três placas de expansão. O VRM de estágio de potência 14+2 em torno do soquete AM4 garante desempenho confiável de processadores multi-core sob carga constante. Os SafeSlots PCIe x16 reforçados permitem que jogadores e criadores de conteúdo usem várias GPUs com suporte para SLI duplo ou CrossFire triplo.
Os seis cabeçotes de ventilador e AiO e cabeçotes de bomba no Strix B550-E Gaming oferecem a oportunidade de construir sistemas simples ou abrangentes conforme necessário. A detecção automática da velocidade do ventilador e várias predefinições oferecidas pelo software Q-Fan facilitam a redução da temperatura e do nível de ruído. Os dois slots M.2, que podem acomodar SSDs de até 110 mm de comprimento, são cobertos com dissipadores de calor para evitar que a temperatura suba sob carga pesada de E/S. O Strix B550-E Gaming também inclui controladores Intel 2,5 Gbps Ethernet e Wi-Fi 6. O suporte Bluetooth 5.1 também é oferecido para fones de ouvido, telefones e tablets sem fio.
As opções de conectividade USB também são bastante ricas no Strix B550-E. Existem três conexões USB 3.2 Gen 2 (uma Type-C e duas Type-A), juntamente com várias portas USB 3.2 Gen 1 e USB 2.0. A ASUS também adicionou um conector de painel frontal USB 3.2 Gen 2 a este modelo para os gabinetes de PC mais recentes.
O chip de som SupremeFX S1220A high-end vem com uma entrada de áudio USB-C que pode detectar automaticamente o tipo de sinal de dispositivos. É possível usar esta entrada com dispositivos de áudio Type-C e como um USB padrão, se necessário. O modelo tem um total de quatro cabeçalhos RGB. Dois deles são cabeçalhos padrão. Os outros dois, cabeçalhos endereçáveis Gen 2, permitem o controle individual de cada LED, bem como baixa latência e configuração automática. Quem quiser dar à placa-mãe uma imagem mais misteriosa pode desligar todos esses diodos com um clique. O modelo também inclui recursos como a tecnologia BIOS FlashBack, que permite atualizar o firmware mesmo sem CPU, e o FlexKey, que permite atribuir diferentes tarefas ao botão de reinicialização.
ROG Strix B550-F Gaming (Wi-Fi)
A ROG Strix B550-F Gaming (Wi-Fi) atrai os criadores de sistemas que procuram uma placa-mãe focada no desempenho com alguns recursos de luxo também. O VRM de estágio de energia 12+2 fornece um ambiente adequado para processadores Ryzen de ponta, enquanto os robustos conectores de alimentação ProCool redundantes de 8+4 pinos fornecem energia ininterrupta a esses estágios de alimentação.
Este modelo oferece conexão Ethernet Intel I255-V 2,5 Gbps e suporte Wi-Fi 6 com adaptador Intel AX200. E o codec SupremeFX S1220A de ponta permite que você crie experiências de áudio inigualáveis. Strix B550-F Gaming (Wi-Fi) carrega a aparência distinta da família RPG Strix. Ele oferece uma aparência elegante com o atraente logotipo de olho ROG, padrão de texto cibernético e proteção de E/S integrada. Os usuários podem adicionar várias faixas de LED RGB aos cabeçalhos endereçáveis padrão e Gen 2 para personalizar a aparência da placa-mãe. Tudo isso é facilmente configurável com o Aura Sync.
ROG Strix B550-I Gaming
A ROG Strix B550-I Gaming foi projetada para sistemas pequenos exigentes. Por design, há espaço para um slot PCIe 4.0 x16 no formato Mini-ITX, mas esse tamanho pequeno tem outras vantagens. O Strix B550-I Gaming tira proveito de cabos de rede mais curtos entre os slots de memória e a CPU para executar DIMMs compatíveis a 5100MHz e além. O VRM de estágio de potência 8+2 é adequado para processadores Ryzen de 3ª geração. O resfriamento ativo para o VRM e a conexão de oito pinos com nosso design ProCool II fornecem energia ininterrupta no ambiente restrito de gabinetes Mini-ITX.
Além da proteção de E/S adicionada anteriormente, há portas USB 3.2 Gen 2 tipo C e tipo A, conexão Ethernet Intel I225-V 2,5 Gbps. A placa-mãe também inclui adaptador Intel AX200 Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1. Como os dispositivos de armazenamento externos rápidos são comuns em sistemas de pequeno porte, os engenheiros da ASUS adicionaram um conector USB 3.2 Gen 2 no painel frontal para os gabinetes de PC mais recentes. Todos os conectores de 3,5 mm são iluminados com LEDs em cores diferentes para conveniência ao conectar alto-falantes, fones de ouvido ou microfones. Além disso, há também um conector de áudio USB-C com filtro de ruído para microfones e fones de ouvido.
ASUS TUF Gaming B550-Plus
O ASUS TUF Gaming B550-Plus possui 8+2 módulos reguladores de tensão DrMOS. A placa-mãe também possui vários dissipadores de calor grandes para manter o VRM, o chipset e os slots M.2 refrigerados sob carga. O slot principal PCIe 4.0 x16 possui SafeSlot, que fornece suporte ao usar placas gráficas muito grandes. As conexões redundantes ProCool com pinos sólidos permitem que você use processadores com alto consumo de energia com tranquilidade.
Ambos os slots M.2 na placa-mãe são adequados para dispositivos de até 110 mm de comprimento. Dois slots PCIe suportam CroosFireX. O painel traseiro possui todos os tipos modernos de portas USB. Graças ao cabeçalho embutido, também é possível adicionar a opção de conexão Thunderbolt 3 a eles. O botão BIOS Flashback ao lado das entradas oferece a oportunidade de atualizar o UEFI mesmo sem a CPU.
O TUF Gaming B550-Plus vem com conexão Ethernet de 2,5 Gbps. Há também um slot M.2 E-key para obter conectividade Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1. O codec de áudio Realtek S1200A neste modelo é compatível com DTS Custom para efeito de som surround 3D virtual em fones de ouvido. Graças a esse recurso, é possível detectar a posição do som em filmes e jogos compatíveis.
O design TUF Gaming em cinza e preto e linhas amarelas marcantes fornecem um excelente cenário para iluminação adicional. Um header de LED RGB endereçável de 2ª geração e dois headers padrão facilitam a mudança de aparência com tiras adicionais.
TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi)
O modelo ASUS TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi) pega a maioria dos recursos do TUF Gaming B550-Plus e o coloca no formato microATX. Esta placa-mãe tem o mesmo número de slots PCIe x16 e M.2 que sua irmã de tamanho ATX. A principal diferença é que um dos slots M.2 suporta dispositivos padrão de 80 mm em vez de 110 mm. Em compensação, esse modelo tem um preço mais acessível com suas dimensões menores.
TUF Gaming B550M-Plus vem em duas versões diferentes. Um deles possui controlador e antenas Intel AX200 Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1, enquanto o outro não possui esses recursos. Ambas as versões apresentam conectividade Ethernet de 2,5 Gbps, áudio Realtek S1200A com suporte DTS Custom e cabeçalhos de LED RGB com conexões de faixa endereçáveis Gen 2.
TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi)
O modelo ASUS TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi) pega a maioria dos recursos do TUF Gaming B550-Plus e o coloca no formato microATX. Esta placa-mãe tem o mesmo número de slots PCIe x16 e M.2 que sua irmã de tamanho ATX. A principal diferença é que um dos slots M.2 suporta dispositivos padrão de 80 mm em vez de 110 mm. Em compensação, esse modelo tem um preço mais acessível com suas dimensões menores.
TUF Gaming B550M-Plus vem em duas versões diferentes. Um deles possui controlador e antenas Intel AX200 Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1, enquanto o outro não possui esses recursos. Ambas as versões apresentam conectividade Ethernet de 2,5 Gbps, áudio Realtek S1200A com suporte DTS® Custom e cabeçalhos de LED RGB com conexões de faixa endereçáveis Gen 2.
ASUS Prime B550-Plus
O ASUS Prime B550-Plus, o modelo top em sua linha, está pronto para alimentar um sistema de jogos intermediário ou estabelecer as bases para um sistema com tecnologia AMD para o trabalho diário. Este modelo, muito adequado para processadores Ryzen de gama média, funciona de forma estável com o VRM e dissipadores de calor no chipset.
Os usuários que desejam um sistema de GPU dupla podem obtê-lo com dois slots PCIe x16 com suporte para CrossFire X. Unidades de 110 mm de comprimento podem ser instaladas em dois slots M.2. Se as portas traseiras USB 3.2 Gen 2 não forem suficientes, mais largura de banda pode ser obtida para periféricos colocando a placa ASUS ThunderboltEX 3 opcional no cabeçalho relevante. O design simples do Prime B550-Plus adapta-se a qualquer sistema, proporcionando um fundo elegante para a iluminação do gabinete.
ASUS Prime B550M-A (Wi-Fi)
Uma vez que não é fácil encontrar espaço livre em escritórios e quartos, o modelo ASUS Prime B550M-A (Wi-Fi) torna-se a melhor escolha para locais onde os sistemas ATX não conseguem penetrar. Este modelo oferece quase os mesmos recursos do Prime B550-Plus em um formato microATX menor.
Graças ao padrão Wi-Fi 6, esta placa-mãe fornece conectividade sem fio onde os usuários anteriormente precisavam de um cabo. É por isso que a ASUS está lançando o Prime B550M-A em duas variantes, uma versão apenas com Gigabit Ethernet ou uma versão com Intel AX200 Wi-Fi 6 e um adaptador Bluetooth 5.1.
ASUS Prime B550M-K
O formato microATX compacto permite que os construtores de sistemas economizem espaço sem sacrificar as possibilidades de expansão. O slot principal PCIe x16 e o slot M.2, que são conectados ao processador com PCIe 4.0 de última geração, oferecem largura de banda máxima com dispositivos de nova geração.
Dispositivos de 110 mm de comprimento podem ser colocados em um dos dois slots M.2 na placa-mãe. O painel de saída de entrada na parte traseira possui duas portas USB 3.2 Gen 2, bem como conexões USB 3.2 Gen 1. Assim, é garantido que todos os dispositivos conectados à placa-mãe se beneficiem de alta largura de banda. As portas HDMI, DVI-D e D-sub no Prime B550M-K oferecem opções versáteis para processadores com gráficos integrados.
Deja una respuesta