APUs Ryzen 4000 podem não ter suporte para PCIe 4.0

Embora as APUs de nova geração com processadores gráficos integrados sejam promissoras com altas contagens de núcleos, os primeiros detalhes mostram que não haverá suporte para PCIe 4.0.

APUs Ryzen 4000 podem não ter suporte para PCIe 4.0

Nas últimas semanas, muitos rumores surgiram sobre as APUs da série Ryzen 4000 da AMD. Compartilhamos uma lista de processadores da família “Renoir” para desktop e algumas de suas especificações técnicas. Por fim, o modelo Ryzen 7 4700G com 8 núcleos foi fotografado ao vivo. No entanto, até agora, não havia informações definitivas sobre se o Renoir suportaria a interface PCIe 4.0.

O suporte a PCIe 4.0 parece altamente improvável nas próximas APUs de desktop Renoir da série AMD Ryzen 4000. Quando olhamos a página do produto da placa-mãe Biostar Racing B550GTA, vemos frases como «Ryzen 3rd Gen Matisse only» e «Ryzen 3rd Gen Matisse only for PCIe 4.0 speeds».

No entanto, os chips móveis da série Ryzen 4000 lançados com suporte a PCIe 3.0 podem ser uma pista. A AMD fez uma declaração sobre por que as APUs móveis da série Ryzen 4000 suportam PCIe 3.0. O fabricante de chips disse que queria reduzir seus requisitos de energia a esse respeito. O consumo de energia não deve ser uma grande preocupação para uma CPU de desktop, mas para trazer suporte PCIe 4.0 para o Renoir, a AMD precisa preparar um novo design adicional.

Semelhante às APUs da geração anterior, os modelos Renoir parecem ter menos pistas PCIe. A tabela de especificações do Racing B550GTA afirma que o Renoir fornecerá apenas oito pistas PCIe para o slot PCIe x16 primário. Por causa disso, as placas gráficas são limitadas à metade da largura de banda disponível no slot.

As APUs geralmente são destinadas a clientes com orçamento apertado que não desejam comprar uma placa gráfica externa. Portanto, pode não ser um recurso negativo para a maioria das pessoas que não têm suporte para PCIe. Por outro lado, os proprietários de APU podem optar por obter um SSD PCIe 4.0. Esses SSDs ainda não são baratos, mas se tornaram mais acessíveis recentemente. Portanto, seria bom ter suporte PCIe 4.0 pelo menos para slots M.2.

Notícia

Ryzen, PCIe, Suporte, Renoir, PCIe 4.0

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *