A Apple visa obter eficiência e economia usando chips baseados em ARM baseados na produção TSMC 5nm em computadores Mac.
Apple usará chips de 12 núcleos e 5 nm em Macs baseados em ARM
A Apple está avançando com confiança em seu plano de apresentar os primeiros Macs baseados em ARM em 2021. Isso daria à Apple mais controle sobre seu hardware e a Intel perderia um de seus maiores clientes.
A arquitetura ARM começou a dominar o mercado móvel e agora está prestes a assumir uma grande fatia do desktop. O Surface Pro X da Microsoft foi um começo e a Apple está se preparando para seus próprios MacBooks baseados em ARM.
De acordo com um relatório da Bloomberg, a Apple planeja eliminar gradualmente os processadores Intel de sua linha de produtos em 2021. Esse plano começará com o lançamento de pelo menos um Mac com ARM.
É mencionado que os designs são baseados no processo de 5 nm da TSMC e suportam até 12 processadores. De acordo com suas fontes, a Apple está trabalhando em três designs de chips diferentes. Diz-se que o modelo de topo tem 12 núcleos, oito dos quais são núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de eficiência energética. Também está dentro da informação que os núcleos de alta eficiência são codificados como Firestorm e os núcleos de baixa eficiência são codificados como Icestorm e possuem uma arquitetura semelhante ao A12X usado em um iPad Pro anterior.
A estratégia da Apple tem várias vantagens distintas. Mais importante, a dependência da Intel para todas as atualizações e lançamentos agora diminuirá. Além disso, como os processadores ARM são mais bem-sucedidos na economia de energia, diz-se que a Apple pode reduzir os custos em 40 a 60 por cento.
É muito difícil para a Apple abandonar repentinamente a Intel e mudar completamente para os processadores ARM. No entanto, espera-se que os primeiros passos sejam dados no próximo evento WWDC 2020 e a transição se acelere com o tempo. Mencionamos que os novos chips serão baseados na produção de 5 nm da TSMC. Em janeiro, circularam notícias de que a Apple já havia reservado dois terços da próxima capacidade de 5nm da TSMC.
Quando olhamos para o lado Intel do negócio, podemos dizer que as coisas podem piorar. A Mavililer continua perdendo sangue no mercado de processadores para desktop. Na plataforma de laptop, a AMD alcançou um grande crescimento. Os problemas de 10 nm da empresa já eram conhecidos de todos. Perder um grande cliente como a Apple ao longo do tempo também os afetará muito.
Deja una respuesta