Apple reduz dependência da Amazon em serviços em nuvem
Obtendo suporte da Amazon Web Services (AWS) para o iCloud, serviço de armazenamento em nuvem oferecido em dispositivos como iPhone e iPad, a Apple buscou soluções para a crescente quantidade de dados e custos de armazenamento e decidiu reduzir sua dependência da Amazon. Aumentando o número de data centers em todo o mundo, a gigante de tecnologia com sede na Califórnia está reduzindo gradualmente seus custos de armazenamento em nuvem.
De acordo com dados divulgados pelo The Information, a Apple pagou à Amazon US$ 370 milhões apenas pelo suporte da AWS em 2018. Considerando que o pagamento no relatório de 2017 é de 775 milhões de dólares, podemos dizer que a Apple reduziu bastante sua dependência da Amazon com as mudanças que fez em 1 ano.
Anunciando que planejam investir 10 bilhões de dólares em data center nos EUA nos próximos 5 anos, a Apple aponta não apenas custos, mas também problemas de segurança como o motivo para estabelecer seus próprios data centers. A empresa, que citou o incêndio no data center do Google há alguns anos, acelerou seus investimentos para não ser afetada por tais problemas.
De acordo com os últimos relatórios sobre serviços em nuvem e adequação de data centers, não parece possível que a Apple corte seus laços com a Amazon de repente. Considerando que a Apple e a Amazon fizeram um acordo de US$ 1,5 bilhão para os próximos 5 anos, podemos concluir que as iniciativas da Apple não afetarão essa parceria no curto prazo.
Deja una respuesta