Os laptops ASUS equipados com os novos processadores AMD da série 4000 atraíram grande atenção. Em nosso primeiro unboxing, primeiro review, vimos o modelo Zephyrus, agora vamos com o TUF mais acessível. Este laptop é um dos modelos mais empolgantes e interessantes do último período no mercado de laptops.
Análise do laptop para jogos ASUS TUF Gaming A15 FA506 com processador Ryzen 7 4800H
Primeiramente, o que é TUF? É possível encontrar quase todos os tipos de dispositivos sob a marca TUF Gaming, que inclui produtos focados em preço/desempenho desenvolvidos pela Asus para gamers. O modelo A15 FA506, que examinaremos neste vídeo, é um laptop para jogos lançado sob a marca TUF Gaming. Embora seja uma série mais acessível do que os modelos ROG, o TUF é diferente dos laptops de caixa clássicos e possui importantes recursos de computador com desempenho orientado para o jogador.
O modelo que analisamos usa o processador Ryzen 7 4800H. Em nossa análise, testamos o desempenho, duração da bateria, design, recursos de hardware e software deste laptop e compartilhamos nossos resultados e comentários com você.
Design e material
O modelo A15 FA506 é um laptop para jogos projetado em um formato de 15,6 polegadas com um peso total de 2,5 kg com seu adaptador. No design deste modelo, podemos facilmente ver os traços do conceito de “grau militar”, ou seja, “componente na força militar”, que a Asus identifica com a série TUF.
Atrás da tampa da tela, o logotipo TUF cinza está posicionado sobre uma cor metálica azulada. Pontos de plástico preto semelhantes a parafusos foram adicionados aos cantos. Ao olhar para esse design, não é difícil ter a sensação de que estamos olhando para um hardware sério, quase o tipo de hardware que esperaríamos ver em um quartel-general militar.
A parte inferior da tela tem um entalhe grande e daqui você pode ver o texto “TUF GAMING” com luzes de notificação. Uma câmera de 720p é colocada na tela, que agora se tornou um padrão em quase todos os laptops.
Um corpo totalmente plástico é usado neste modelo, mas, apesar disso, é estruturalmente muito sólido. O teclado não se flexiona durante a digitação e você não sente nenhuma dobra ou torção do estojo ao segurá-lo na mão. O plástico ganha uma textura que lhe confere ares de alumínio escovado. Assim, sem aumentar o custo do aparelho, aumenta-se a sensação de qualidade no aspecto geral.
Teclado e touchpad
A Asus usou um teclado com teclado numérico neste modelo, e as teclas possuem uma estrutura de goma de mascar. O teclado, cujas teclas WASD são transparentes, também possui iluminação RGB e é o primeiro elemento marcante do design.
A iluminação RGB aqui foi projetada para ser regional, não baseada em teclas. É possível ajustar a iluminação RGB no aplicativo Armory Crate.
O touchpad possui teclas físicas separadas para o botão direito e esquerdo. Em geral, podemos dizer que é bastante funcional e confortável de usar.
Tela
A tela de 15,6 polegadas deste modelo usa um painel chamado Panda LM156LF. Graças a este painel, o ecrã tem uma resolução de 1920×1080 e uma taxa de atualização de 144 Hz. Por ser produzido com tecnologia IPS, possui ângulos de visão horizontal e vertical de 178 graus.
Brilho máximo de 250 nits e taxa de contraste de 1000:1 estão entre os outros recursos do painel.
Graças ao uso de engastes laterais e superiores finos, a Asus conseguiu extrair uma área de tela utilizável muito grande da tela de 15,6 polegadas aqui. Esses engastes finos também contribuem positivamente para a aparência estética geral do computador.
Processador e GPU interna
Examinamos em detalhes os processadores móveis da série Ryzen 4000 de 8 núcleos e 16 threads lançados recentemente pela AMD em detalhes em nossa primeira análise publicada no Technopat. Este computador também inclui o Ryzen 7 4800H, um membro desta família de processadores. Um dos membros mais sofisticados desta família, o 4800H possui TDP de 45W, frequências de operação básicas de 2,9 Ghz e turbo boost de 4,2 Ghz.
Arquitetura e tecnologia de produção TSMC 7 nm FinFET são os principais elementos que permitem que ele seja usado em laptops nessas contagens e frequências de núcleo e mantenha o valor TDP sob controle. Arquitetonicamente, a série 4000 usa a arquitetura Zen2, assim como os processadores Ryzen da série 3000 no desktop. Há uma grande diferença arquitetônica com os processadores de laptop da série 3000. Entre os processadores de laptop Ryzen 4000, cujo codinome é Renoir, o modelo 4800H pode superar seu rival Intel Core i7 9750H em 5% em um único núcleo e 46% em vários núcleos, graças aos seus núcleos adicionais no Cinebench R20. Claro, isso varia dependendo de qual caso e quão bem o processador é resfriado, mas isso será útil como uma informação geral.
Obviamente, como este é um processador móvel, a saída para essa frequência de aumento não é possível em 8 núcleos ao mesmo tempo, mas em um número limitado de núcleos. Além disso, o estado de temperatura do processador e a carga de trabalho devem ser adequados para que ele entre no modo boost.
Ao contrário de seus primos de desktop, a versão PCI-Express suportada pelo Ryzen móvel é limitada a 3.0. Esta é a concessão da AMD para economia de energia e operação fria, e achamos que faz sentido. Vamos lembrá-lo de que os chipsets precisam de resfriamento ativo em placas-mãe de desktop compatíveis com PCI-Express 4.0. Ainda é cedo para PCIe 4.0 em laptops.
A GPU interna integrada a este processador possui a arquitetura Vega otimizada. A GPU rodando a 1600 MHz tem 448 núcleos. Este chip gráfico integrado funciona bem em cargas de trabalho 3D leves. Seu principal objetivo é lidar com tarefas simples se não houver trabalho gráfico pesado e prolongar a vida útil da bateria graças ao baixo consumo de energia.
GPU externa
A Asus usou a versão móvel do processador gráfico Nvidia RTX 2060 neste laptop. Esta GPU tem um potencial de jogo realmente alto para resolução de tela de 1080p. Como você pode ver nos testes do jogo, é possível jogar a maioria dos jogos atuais no Ultra ou configurações altas com fluência acima de 60 FPS nesta resolução.
Acompanhado por 6 GB de memória GDDR6, o RTX 2060 possui 1920 núcleos CUDA. Obviamente, como a série RTX é uma GPU, ela também inclui 30 núcleos que permitem o uso da tecnologia de rastreamento de raios. Dessa forma, ele pode realizar o traçado de raios com aceleração de hardware. Além disso, está aberto a outras atualizações futuras oferecidas pela arquitetura Turing.
Memória
Neste modelo, a Asus usou dois módulos de memória SO-DIMM de 8 GB como canal duplo, usando um total de 16 GB de RAM DDR4. Essas memórias possuem dissipadores de calor adesivos de alumínio. Quando removemos esse dissipador de calor, vemos a palavra Samsung na RAM.
Essas memórias, que têm uma frequência operacional de 3200 Mhz e taxas de latência CL 22-22-22, são um pouco mais rápidas do que as memórias de 2666Mhz-2933Mhz que vemos nos laptops da Intel. Achamos que isso se deve ao desempenho aprimorado da GPU interna nos processadores AMD. Porque a GPU interna também está usando a memória do sistema. Além disso, o desempenho dos processadores AMD é altamente dependente da RAM com a qual trabalham, portanto, uma boa RAM deve ser usada para o desempenho da CPU.
Também sabemos que a arquitetura Ryzen alcança enormes ganhos de desempenho com frequências operacionais de memória mais altas. Nesse contexto, não seria surpreendente se a AMD se comunicasse de perto com os fabricantes e os encorajasse a usar módulos de memória de alta velocidade com seus processadores. Por outro lado, o uso de memória de baixa frequência ou incompatível em versões acessíveis causa maiores perdas do que sistemas com processadores Intel. Portanto, cabe às decisões do fabricante do laptop.
Armazenar
Quando abrimos a tampa traseira do FA506 e olhamos para dentro, vemos que existem 2 slots M.2. Além disso, há um slot para um SSD ou HDD de 2,5 polegadas. Na configuração que recebemos, há um SSD Intel 660p com capacidade de 1 TB. Este SSD suporta NVM-Express, ou seja, usa interface PCI-Express 3.0 x4.
Um dissipador de calor de alumínio adesivo fino é anexado ao SSD para que não fique muito quente. Em nossos testes de leitura/gravação com o Crystal Disk Mark, o SSD alcançou resultados sequenciais de leitura/gravação de 1869 MB/s e 1730 MB/s, respectivamente. Embora essas pontuações não sejam as mais altas para SSDs desta geração, elas são mais de 3 vezes mais rápidas que SATA. Além disso, o computador responde muito rapidamente no uso diário. Além disso, M.2s são muito mais vantajosos do que SATA como IOPS. Você pode assistir ao nosso vídeo IoPS sobre este assunto.
Conexões de rede
A Asus usa o adaptador de rede sem fio Realtek 8822CE e o controlador Ethernet Gigabit da Realtek neste computador. Este adaptador sem fio suporta até o padrão sem fio AC e a versão Bluetooth 5.0. Neste ponto, esperamos ver uma solução sem fio compatível com o padrão AX mais recente. Podemos observar isso como um sinal de menos.
Slots de entrada/saída
Vemos que os soquetes de entrada e saída estão concentrados principalmente no lado esquerdo do computador. Porta do adaptador, porta ethernet RJ45, slot HDMI 2.0, 2 portas USB 3.2 Gen1 tipo A, 1 slot USB 3.2 Gen2 tipo C estão disponíveis. Esta porta USB-C também suporta saída de vídeo com DisplayPort 1.4. Há também uma saída de áudio combinada aqui.
À direita, vemos a trava Kensington e o slot USB 2.0. O computador não possui um leitor de cartão SD. Talvez mais 1 slot USB 2.0 pudesse ser adicionado aqui, porque o espaço físico é mais que suficiente.
Som
Este modelo usa o codec de áudio Realtek ALC256 de canal duplo como solução de áudio. Embora não tenha a capacidade de conduzir fones de ouvido de alto ohm como o codec ALC1220 que vemos nas placas-mãe de computadores de mesa, pode-se dizer que é mais do que suficiente para a grande maioria dos fones de ouvido para jogos no mercado.
Dois alto-falantes são colocados sob o computador. O nível de som desses drivers, que são «down shooting», ou seja, em uma estrutura voltada para baixo, podem ser bem altos quando desejado e dão um som de qualidade.
testes de jogo
Executamos nossos testes de jogo na resolução de 1080p com a sincronização vertical desativada. Realizamos nossos testes selecionando o perfil do ventilador Turbo no ASUS Armory Crate e maximizando a velocidade do ventilador.
O jogo | FPS médio | Resolução | Configurações gráficas |
FarCry Novo Amanhecer | 73 | 1080p | Ultra |
CS:GO | 180 | 1080p | Altíssima |
Shadow of the Tomb Raider | 83 | 1080p | Alto |
Guerra Total Três Reinos | 65 | 1080p | Extremo |
Apex Legends | 110 | 1080p | Ultra |
PUGB | 95 | 1080p | Ultra |
Refrigeração e som
Quando abrimos a parte interna do notebook, vimos que ele possui um sistema de resfriamento com duas ventoinhas e um trocador de calor com 3 aletas de alumínio.
É impossível ouvir o som do dispositivo que entra no modo silencioso automático quando você trabalha com a bateria, tanto em modo inativo quanto em cargas leves, porque o ventilador para automaticamente. Por cargas de trabalho leves, queremos dizer coisas como navegar na web com várias guias abertas em seu navegador, ouvindo música do Spotify em segundo plano.
Em aplicativos que usam muito o processador e a placa gráfica, você ouve um ruído médio do ventilador e isso não é perturbador.
Quando você conecta o adaptador e começa a jogar no modo Turbo, o ruído do ventilador aumenta naturalmente para um nível irritante. Este é o caso de todos os laptops para jogos com tecnologia atual.
Capacidade de carga
A Asus usou uma bateria de 48W/hora neste modelo. Em nosso teste de assistir a vídeos no YouTube com o navegador Google Chrome via WI-FI, com a iluminação do teclado desligada e o brilho da tela em 50%, conseguimos uma duração de 5 horas e 20 minutos.
Programas
O ASUS TUF Gaming A15 FA506 vem com o Windows 10 Home edition e o software ASUS Armory Crate. este softwarepode ser visto como o painel de controle do laptop.
Você pode usá-lo para monitorar as temperaturas e frequências de operação de vários componentes do computador e interferir na velocidade do ventilador. Nunca conseguimos alterar o esquema de cores, embora seja parte do aplicativo para ajustar a iluminação RGB do teclado. O aplicativo pode alterar o brilho da iluminação do teclado, mas não funciona quando você deseja definir uma cor fixa ou alterar a animação. Nesse sentido, o aplicativo precisa ser melhorado um pouco mais. Além disso, a tradução turca poderia ser melhorada um pouco mais. Por exemplo, a palavra frequência, que usamos como frequência em turco, é traduzida como “frequência”.
Avaliação do resultado
Como resultado, podemos dizer que a ASUS estabeleceu a qualidade de produção na série TUF Gaming. Desde os primeiros laptops TUF Gaming, ele percorreu um longo caminho e atendeu seriamente a todas as expectativas no campo do desempenho. Embora não haja uma qualidade de caixa de alto nível, iluminação RGB em todas as teclas e detalhes finos adicionais como nos modelos Zephryus, não encontramos nenhum ponto negativo que não esperávamos neste computador, que já foi projetado como um jogo de preço / desempenho computador portátil.
Podemos dizer que no início dos recursos que queremos adicionar está o AX, ou seja, o suporte à rede Wi-Fi 6. Aqueles que querem um chassi mais “Premium” ou querem ir além de 144 Hz e configurações ainda mais altas podem olhar para a série ROG. No entanto, a ASUS apresentou um computador topo de gama neste modelo em termos de experiência de jogo a 1080p, onde o processador Ryzen 4000 de nova geração e o RTX 2060 em conjunto funcionam muito bem.
Deja una respuesta