Análise da Placa-mãe MSI MPG Z490 Gaming Carbon Wi-Fi

Examinamos detalhadamente a placa-mãe MSI MPG Z490 Gaming Carbon Wi-Fi e analisamos mais de perto seus recursos.

Análise da Placa-mãe MSI MPG Z490 Gaming Carbon Wi-Fi

A guerra multi-core entre Intel e AMD foi a razão mais importante para a Intel aumentar o número de núcleos. A Intel, que lançou processadores de 10ª geração para isso, também anunciou o chipset Z490 para suportá-los. Obviamente, os fabricantes de hardware imediatamente começaram a oferecer placas-mãe com chips Z490 aos consumidores. Nesse contexto, estamos analisando essas novas placas-mãe uma após a outra.

O modelo MSI MPG Z490 Gaming Carbon Wi-Fi, que usa o novo chipset Z490, é uma das opções que podem ser encontradas no mercado para quem quer colecionar um computador com um novo processador Intel de 10ª geração. Neste vídeo, vimos de perto esta nova placa-mãe com as linhas de design exclusivas da MSI.

Design e Aparência

O design da placa-mãe é dominado por cinza escuro e tons metálicos. Além disso, podemos ver a textura da fibra de carbono usada em vários pontos da placa-mãe.

A tampa plástica do dissipador de calor VRM, que estamos acostumados a ver nas placas-mãe atuais, também está presente neste modelo. Existem LEDs RGB nesta tampa e sob o logotipo do dragão no cooler do chipset, e eles oferecem uma iluminação bastante agradável.

Uma tampa de plástico na placa traseira esconde os slots de E/S de metal brilhante. No entanto, também desliga o dissipador de calor, reduzindo um pouco o desempenho de resfriamento. Por alguma razão, isso se tornou um elemento que todos os fabricantes de placas-mãe preferem usar em seus designs.

Os slots na placa traseira também são muito bonitos em termos de aparência. O escudo preto da placa traseira e os conectores de áudio analógico pintados de preto têm uma boa aparência.

O cooler do chipset, por outro lado, foi mantido grande e utiliza elementos de design de carbono. Os coolers M.2, chipset e coolers VRM parecem ser compatíveis entre si.

Suporte a soquete e processador

Informamos anteriormente que a estrutura do soquete LGA 1200 é o novo soquete da Intel. Este soquete suporta processadores Comet Lake-S de 10ª geração e posteriores. Por esse motivo, não pode ser usado com processadores Intel de 9ª geração. Como a estrutura do soquete não mudou muito fisicamente, não há alteração na compatibilidade do cooler.

VRM, energia e refrigeração VRM

Esta placa-mãe usa configuração VRM 12+1+1. 12 deles são reservados para o processador. O controlador VRM consiste em RAA229001 e as unidades de fase VRM consistem em 12 modelos Intersil ISL99360. Estes podem fornecer um total de 60 Amps de energia para o processador. Quando olhamos para a entrada de energia do processador, vemos que existem 8+4 entradas de energia EPS.

Almofadas térmicas com alta condutividade térmica de 7 W/mk são usadas entre o cooler VRM e as unidades VRM. Considerando que a Intel aumentou seu núcleo e frequência sem reduzir sua tecnologia de produção nas últimas gerações, a importância disso é melhor compreendida. Tanto que o processador Intel i9 10900K de 10 núcleos consome tanta energia quanto o AMD Ryzen 3950X de 16 núcleos sob carga.

Inovações trazidas pelo Chipset Z490

O chipset Z490 é muito semelhante ao Z390. Podemos dizer que as diferenças se concentram principalmente na área de conexões de rede e suporte a USB. O chipset Z490 agora pode suportar WI-FI 6 integrado e Ethernet 2.5 Gigabit, bem como USB 3.2 Gen2 internamente.

Além disso, vemos que a versão 3.0 ainda é suportada como versão PCI Express e o chipset é conectado ao processador com linha x4 PCI-Express.

Conteúdo da caixa

Antena Wi-Fi, 2 cabos sata, cabos de extensão RGB, manual do usuário, adesivos de cabo e caixa e DVD do driver saem da caixa. Neste ponto, esperamos que os fabricantes distribuam drivers em unidades flash USB em todos os modelos de placas-mãe, não apenas em modelos de última geração. Porque os leitores de discos ópticos agora são história.

Na verdade, não achamos que alguém reclamará se a distribuição de drivers com placas-mãe for totalmente encerrada para ser mais sensível ao meio ambiente. Porque faz muito mais sentido baixar drivers atualizados das páginas de produtos dos fabricantes, e é assim que todo mundo faz.

Slots de E/S do painel traseiro

O Z490 Gaming Carbon poupa ao usuário o incômodo de instalá-lo com sua placa traseira pré-instalada. Ele lê qual slot suporta o que nos slots correspondentes de uma maneira muito legível.

Se olharmos de cima, veremos 2 soquetes USB 2.0. Esses slots são projetados para componentes periféricos, como teclado, mouse e impressora. Bem ao lado, vemos um slot paralelo que quase esquecemos. Isso é adicionado para aqueles que ainda possuem um mouse de teclado usando um soquete paralelo.

Abaixo estão as saídas de vídeo, elas possuem a versão HDMI 2.0 e DisplayPort 1.4. Esses slots são usados ​​com a placa gráfica integrada nos processadores Intel e podem fornecer saída de vídeo de até 4K/60Hz.

Podemos dizer que o slot Type-C USB 3.2 Gen2x2, que vemos depois dos slots de vídeo, é o slot USB mais rápido nesta placa-mãe com uma taxa total de transferência de dados de 20 Gigabit. A Intel suporta internamente portas USB 3.2 com um máximo de 10 Gigabits. Por esta razão, este slot 20 Gigabit 3.2 Gen 2×2 da MSI usa um controlador externo AS Media. Se você tiver uma unidade SSD externa que use a tecnologia NVM-Express, poderá usá-la em alta velocidade inserindo-a neste slot.

Sob a porta USB-C, vemos 4 portas USB 3.2 Gen2 vermelhas. Cada um deles suporta taxa de transferência de dados de 10 Gigabit. Há também uma porta Ethernet de 2,5 Gigabit no mesmo nível.

Mais abaixo, vemos as portas de antena Wi-Fi e, abaixo delas, as portas de áudio analógico e digital.

Som

A placa-mãe com codec Realtek ALC1220 possui saída analógica de 8 canais e saída óptica digital SPDIF. Capacitores Chemicon de qualidade são usados ​​para áudio e os componentes do circuito de áudio são isolados do restante da placa-mãe contra interferência eletromagnética. No entanto, esta placa-mãe não tem um DAC externo como o ESS Sabre que vemos em placas-mãe mais caras.

Rede com fio e sem fio

Opções de conexão de rede com e sem fio Dissemos que o chipset Z490 brilha. Ethernet de 2,5 Gigabit usando o controlador Realtek 8125B e suporte Wi-Fi 6 usando o controlador Intel AX201 oferece ao chipset Z490 uma vantagem em conexões de rede. Não se esqueça que o Switch que você usa e os computadores conectados a ele também devem ter um mínimo de soquetes ethernet de 2,5 Gigabit para se beneficiar dessa velocidade. Além disso, seu padrão de cabo de rede deve ser pelo menos Cat6. O padrão de cabo Cat5e suporta no máximo 1 Gigabit.

O Wi-Fi 6, por outro lado, é uma tecnologia que aumenta o desempenho e aumenta a taxa máxima de transferência de dados em redes onde muitos dispositivos estão conectados.

Armazenar

Existem 6 slots SATA na placa-mãe. Como esses slots são colocados em um ângulo de 90 graus, a confusão de cabos também é reduzida. Considerando os 2 slots Nvm Express, podemos dizer que é suficiente para atender a todas as necessidades de armazenamento de um usuário médio.

Os slots expressos NVM podem ser alternados para o modo SATA, bem como executados em velocidades de 3,0 x4. O primeiro slot também é compatível com SSDs longos no formato 22110, enquanto o segundo slot pode acomodar SSDs no máximo no formato 2280.

Ambos os slots têm dissipadores de calor suficientes para resolver o problema de aquecimento até mesmo dos SSDs de última geração.

Slots PCI-Express

Existem 3 slots x16 físicos na placa-mãe. Dois deles têm suporte de metal para lidar com a carga de placas gráficas pesadas. Você pode usar esses slots eletricamente nas configurações x16,x0,x4 ou x8,x8,x4.

As tecnologias multi-GPU AMD Crossfire e Nvidia SLI também são suportadas. Se você for usar uma única GPU, precisará preencher o slot PCI Express superior.

Além disso, existem 2 slots x1 físicos.

Slots de memória e suporte de memória

Ao lado do soquete do processador, vemos 4 slots de memória. Ao contrário de outras placas-mãe, os slots de memória neste modelo não são reforçados com molduras de metal. Você pode preencher esses slots com módulos de memória de até 128 Gb para trabalhar com canais duplos.

A MSI afirma que suporta kits de memória de até 4800 MHz com overclock. O suporte para frequências operacionais de memória mais altas tem sido uma vantagem para a Intel sobre a AMD. Existem kits de memória muito rápidos e caros no mercado com capacidade de 16 GB. Se você gosta de overclock, o Intel Z490 é uma plataforma que você pode usar para executar essas memórias em altas frequências.

Ventilador e conexões RGB

Existem 4 portas de ventoinha de 4 pinos, ou seja, suportadas por PWM, distribuídas pela placa-mãe. Qualquer um deles também pode fornecer energia suficiente para controlar a bomba de resfriamento de líquido. Se você tiver ventiladores DC de 3 pinos, tudo bem, porque essas conexões também suportam ventiladores DC.

Avaliação do resultado

As placas-mãe Z490 são a única opção para usar processadores Intel de 10ª geração. A Intel baixou drasticamente seus preços para competir com a AMD e até ofereceu 10 núcleos na plataforma convencional. No entanto, a empresa não traz inovações revolucionárias nem com este chipset nem com a nova família de processadores, mas ainda mantém sua liderança em desempenho single-core.

Portanto, os processadores Intel ainda continuam sendo importantes para os jogadores que estão interessados ​​​​apenas no desempenho dos jogos e desejam obter o FPS mais alto. O MSI MPG Gaming Carbon Wi-Fi, por outro lado, é uma opção que tem um bom equilíbrio de preço e recursos com o slot USB 3.2 gen 2×2 de 20 Gigabit mais rápido, os mais recentes padrões de conexão de rede e design atraente.

Vídeo

Slot, Intel, CPU, placa-mãe, Slots, Suporte, Velocidade, Memória, Cabo, USB, Rede, Conexão, Sobre, Z490, Alto, Potência, Refrigerador, Único, Expresso, Saída, Wi-Fi, Geração, Suporte, Núcleo, Design,Dados,Soquete,AMD,Msi,Controle,Chipset,Som,Quantidade,Driver,Este,Externo

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *