Análise da placa-mãe Gigabyte Z490 Aorus PRO AX

Nós mergulhamos fundo na placa-mãe Gigabyte Z490 Aorus PRO AX com todos os seus recursos técnicos.

Análise da placa-mãe Gigabyte Z490 Aorus PRO AX

Recentemente tivemos a oportunidade de testar várias placas-mãe Z490 consecutivamente. Ao examinar essas placas-mãe com o chipset Z490 desenvolvido para os novos processadores Intel de 10ª geração, também temos a oportunidade de fornecer mais informações sobre o chipset em si.

Design e Aparência

A Gigabyte conseguiu uma aparência no design desta placa-mãe que esperaríamos ver em placas-mãe de orçamento muito mais alto. A aparência de alumínio escovado dos dissipadores de calor VRM e M.2 na placa-mãe é notável.

Os dissipadores do M.2 são grandes e altos, dando a eles a aparência de uma blindagem que cobre parte da placa-mãe. O lado esquerdo da placa-mãe, onde ficam os componentes do circuito de áudio, é coberto por uma capa plástica com textura de metal.

A parte com os slots de entrada e saída na parte de trás também é coberta por uma capa de plástico. Aqui você pode ver o texto Aorus e o slogan da Gigabyte “Team up, fight on”. Logo abaixo da inscrição AORUS, há uma linha com iluminação RGB. O segundo ponto iluminado RGB na placa-mãe está localizado na tampa plástica acima dos componentes de áudio.

Suporte a soquete e processador

Suportando o processador Comet Lake-S de 10ª geração, esta placa-mãe não é compatível com processadores da geração anterior. Por outro lado, como a estrutura física do novo soquete não mudou muito em relação ao anterior, você pode usar seus coolers antigos com esta placa-mãe.Você também pode usar coolers produzidos para o soquete LGA 1151.

Processadores Intel Comet Lake-S de 10ª geração

A Intel ainda não conseguiu superar com eficiência os problemas de fabricação que experimentou na tecnologia de produção de 10 nm. Por isso, ainda utiliza a tecnologia de produção de 14nm++, que refina um pouco mais a cada geração, nesses processadores.

Com base na arquitetura do processador Skylake, a família Comet Lake-S contém mais núcleos e visa obter aumento de desempenho indo para frequências de turbo boost mais altas. No topo desta família de produtos estão os processadores com 10 núcleos, como o 10900K e frequências turbo boost de até 5,3 Ghz.

VRM, energia e refrigeração VRM

A Gigabyte trouxe de volta um importante elemento de design de placas-mãe anteriores, o resfriamento VRM com aletas de alumínio e heatpipes. Ao usar esses componentes, a empresa deu um passo importante em direção a um resfriamento eficaz. No passado, a maioria dos designs de placas-mãe usava aletas de alumínio. O ar soprado pelos coolers da CPU e pelas ventoinhas do gabinete passaria por eles, proporcionando um resfriamento eficaz.

Hoje, a aparência visual parece preceder o desempenho de resfriamento nos designs de coolers VRM. Como se a Gigabyte pretendesse encontrar um equilíbrio entre essas duas abordagens, algumas das aletas de alumínio permanecem sob a tampa de plástico, enquanto a outra parte fica exposta.

O processador é alimentado por 8+4 pinos de alimentação EPS. As unidades VRM possuem controladores digitais e PWM de 12+1 fases que podem fornecer 55 amperes de energia ao processador.

Inovações trazidas pelo Chipset Z490

Os principais recursos que distinguem o chipset Z490 do Z390 são USB 3.2 Gen2x1 integrado, interface USB de 10 Gigabit e suporte integrado Intel Wi-Fi 6. O chipset ainda está conectado ao processador com a interface DMI 3.0, ou seja, com x4 linhas PCI-Express 3.0.

Slots de E/S do painel traseiro

Quando olhamos para os slots do painel traseiro começando de cima, vemos 4 portas USB 2.0. Eles podem ser usados ​​para conectar dispositivos USB que não precisam de transferência de dados em alta velocidade. Pessoalmente, gosto do fato de haver muitos deles atrás da placa-mãe. Porque parece um desperdício conectar um teclado, mouse, mouse pad RGB ou fone de ouvido RGB em um soquete USB de 5 Gbps.

Logo abaixo desses slots USB vemos a antena Wi-Fi 6. Aqui colocamos a antena que saiu da caixa Gigabyte. Abaixo da saída da antena está o slot HDMI que você pode usar com o chip gráfico interno da Intel. Não há conexão DisplayPort para este trabalho, mas a falta dela não é importante. Porque uma parte muito pequena das pessoas que compram esta placa-mãe usará o chip gráfico do processador. Mas como DisplayPort não é usado, seria bom se mais alguns slots USB fossem colocados no espaço criado.

Quando continuamos para baixo, vemos que as portas USB 10 Gigabit e 5 Gigabit estão alinhadas uma sob a outra. O slot USB-C tem a versão 3.2 Gen2. Pessoalmente, meu maior desejo é que o USB 4 seja lançado o mais rápido possível e que a confusão entre as versões Gen1-Gen2 seja coisa do passado.

Mais abaixo, é possível encontrar o slot LAN de 2,5 Gbps, saída de áudio SPDIF óptica e saídas de áudio analógicas de 8 canais.

Som

Esta placa-mãe tem o codec Realtek ALC 1220 como solução de áudio. Os fabricantes de placas-mãe desenvolvem suas próprias versões desse codec. A Gigabyte é um desses fabricantes e usa o codec chamado ALC1220-VB em suas placas-mãe. Além disso, a Gigabyte optou por usar capacitores WIMA de nível audiófilo.

Rede com fio e sem fio

Além do suporte Wi-Fi 6, que é padrão em todas as placas-mãe Z490, o suporte Ethernet 2,5 Gigabit também está incluído neste modelo. Oferecendo todas as conexões de rede atualizadas, a Z490 Aorus PRO AX pode ser chamada de placa-mãe à prova de futuro a esse respeito.

Atualmente, 99% dos roteadores fornecidos pelos provedores de serviços não suportam 2,5 Gigabit. Portanto, parece que os usuários terão que lidar com roteadores com soquetes Ethernet Gigabit por um tempo. No entanto, acreditamos que os slots ethernet de 2,5 Gigabit se difundirão nos próximos anos.

Como alternativa, você mesmo pode obter um comutador de soquete de 2,5 Gigabit e conectar seus computadores domésticos entre si com esse novo padrão. Lembramos que você deve usar no mínimo cabos de rede Cat6 para isso.

Armazenar

Existem 6 slots SATA na placa-mãe e eles estão localizados ao lado do cooler do chipset. Como esse local fica muito próximo aos orifícios do gabinete para os cabos, você pode ocultar os cabos SATA com muita facilidade.

Há também 3 slots M.2 na placa-mãe. Uma etiqueta está anexada na parte superior, indicando que ela tem funcionalidade limitada. Afirma-se que este slot ganhará funcionalidade total com processadores Intel com suporte a PCI Express 4.0 no futuro.

Os slots M.2 mais frios localizados abaixo da placa-mãe são na versão PCI Express 3.0 e podem usar até x4 linhas. Se você tiver SSDs SATA M.2, poderá usá-los conectando-os a esses slots.

Slots PCI-Express

Existem 3 slots físicos x16 e 2 físicos x1 PCI-Express na placa-mãe. Isso indica que a placa-mãe está pronta para várias configurações de placas gráficas. Se você for instalar uma única placa de vídeo, é necessário usar o slot PCI-Express na parte superior. Porque este é o único slot da placa-mãe que possui uma conexão elétrica x16.

O segundo slot PCI Express possui conexão elétrica x8. O terceiro tem conexão elétrica x4. Todos esses slots PCI-Express estão rodando na versão 3.0.

Slots de memória e suporte de memória

Um dos meus elementos de design de placa-mãe favoritos da Gigabyte é a estrutura metálica que envolve os slots de memória. Embora eu nunca tenha encontrado um problema como um slot de memória quebrado ou saindo, parece bom mesmo apenas por uma questão de visualidade.

Como em outras placas-mãe Z490, você pode instalar 128 GB de memória nesta placa-mãe, com um máximo de 32 GB por slot. Dependendo de como você instala na placa-mãe, as memórias podem funcionar na configuração de um ou dois canais. Se você tiver 2 módulos de memória, é melhor usar canais duplos e obter maior desempenho instalando-os conforme mostrado na placa-mãe.

Deve-se notar que esta placa-mãe suporta o padrão oficial 2933 Mhz JEDEC da Intel. Quando olhamos para as velocidades operacionais de memória suportadas, vemos que com overclock, podemos ir até 5 Ghz. No entanto, esses valores são um pouco semelhantes aos resultados das tentativas de registro de overclock. Em geral, a memória que consegue atingir essas velocidades não é muito acessível aos usuários.

Ventilador e conexões RGB

Existem 8 portas de ventiladores PWM nesta placa-mãe. 3 deles estão localizados sob a placa-mãe, 2 à direita e à esquerda e 3 na placa-mãe. A Gigabyte tem usado muitas conexões de ventoinhas, então mesmo que você encha o gabinete com ventoinhas, você não precisa de um multiplicador de ventoinhas.

Existem 4 pinos RGB na placa-mãe. Dois deles são pinos endereçáveis ​​de 5 Volts e os outros dois são pinos não endereçáveis ​​de 12 Volts. Esta distinção está escrita sob os pinos, é muito fácil distingui-la do número de pinos.

Conteúdo da caixa

Ao abrir a caixa, vemos um adesivo Gigabyte Aorus para você colar no gabinete, um manual do usuário e um DVD de drivers. Além disso, 2 cabos SATA, antena W-Fi, cabo de extensão RGB e alguns sensores de temperatura também estão incluídos na caixa.

Avaliação de Resultados

O modelo Gigabyte Z490 Aorus PRO AX está no topo do espectro entre as placas-mãe Z490 em termos de hardware. A blindagem que cobre a maior parte da placa-mãe, que tem design semelhante ao que vemos em modelos topo de linha, agrega um pouco mais ao apelo visual desse modelo.Este será um ponto notável para aqueles que planejam exibir seu sistema em uma caixa de vidro.

Vídeo

Placa-mãe,Gigabyte,Quantidade,Usb,Slot,Z490,Slot,Memória,CPU,Conexão,Design,Ônibus,Intel,Cabo,Rgb,Som,Velocidade,Ventilador,Chipset,Suporte,Sob,Resfriamento,Caso,Aorus,M. 2,Pci-Express,Dados,Único,Saída

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *