O design térmico das novas APUs móveis Ryzen 4000 parece bastante bem-sucedido.
AMD Ryzen 4300U roda Crysis sem refrigeração
Já vimos as especificações impressionantes da série de APUs Ryzen 4000 ‘Renoir’ da AMD na plataforma de laptop. Mas você já pensou em como seria jogar Crysis sem nenhum resfriamento da CPU na APU Renoir mais básica?
Conhecido pelos entusiastas de hardware, Fritzchens Fritz fez uma tentativa termicamente bem-sucedida de forçar o processador móvel AMD Renoir. Neste teste, o processador móvel Ryzen 3 4300U de 4 núcleos foi submetido a uma carga pesada no estado nu, mesmo sem resfriamento passivo. Com um clock base de 2,7 GHz e boost clock de 3,7 GHz, o 4300U nem inclui um IHS necessário para dissipação de calor. Isso torna os testes mais brutais. No entanto, o chip sobreviveu com sucesso aos testes. Isso foi alcançado principalmente usando a ferramenta Renoir Mobile Tuning, que ajudou a reduzir o limite de temperatura original para 90 graus.
A CPU funcionou sem parar por 10 minutos antes de o vídeo ser cortado. Como você pode ver nas imagens térmicas infravermelhas, a PCB ao redor da matriz é onde a maior parte do calor é gerada. A matriz APU permanece ligeiramente mais fria que a PCB da qual o calor é dissipado. Mas como não há resfriamento, a CPU precisa manter certo equilíbrio térmico e, portanto, pontua baixo nos testes Cinebench R15. Por fim, o termovisor detectou que apenas um dos dois CCXs estava ativo durante os testes.
No entanto, o que torna este pequeno teste interessante não é a pontuação do Cinebench R15, mas os testes Crysis. O Ryzen 3 4300U também possui 5 unidades avançadas de processamento Vega, correspondendo a um total de 320 processadores stream rodando a 1400 MHz. Assim como a CPU, a GPU tem a capacidade de gerenciar limites térmicos reduzindo a velocidade do clock. No entanto, apesar da falta de uma solução de resfriamento, este chip completou o teste Crysis sem interrupção.
Fritz também executou o teste 3Dmark Time Spy. O único sucesso aqui foi que o CPU foi capaz de passar nos testes sem uma solução de resfriamento. Além disso, parece que o GPU obtém pontuações baixas como 353 e o CPU 1262. No entanto, isso é esperado devido às restrições térmicas. Deixando tudo de lado, a capacidade das APUs AMD Ryzen 4000 Renoir de executar o Crysis sem nenhuma solução de resfriamento é uma conquista significativa.
Deja una respuesta