A água do garrafão em nossas casas não é saudável?

A água do garrafão em nossas casas não é saudável?

Qual água é mais saudável; garrafão, purificação, garrafa pet, torneira? Vários especialistas têm opiniões diferentes sobre a resposta a esta pergunta. De acordo com especialistas, todos eles realmente têm riscos, mas com algumas pesquisas e cuidados, cabe a você encontrar a maneira mais saudável.

Gostaríamos de poder todos colocar a boca na torneira e beber água, como no poema de Nazim Hikmet, mas no mundo de hoje isso se tornou um sonho. Depois de ler o conteúdo, o garrafão da sua casa agora é Não parecerá tão inocente quanto costumava ser.

Recentemente, um cidadão que comprou uma garrafa de água se deparou com essa cena.

Como resultado de uma mangueira suja no garrafão da marca «Kalabak», que foi enchido pela Administração Metropolitana de Água e Esgoto de Eskişehir (ESKİ), o advogado Pınar Turhanoğlu Güçlüyener afirmou que esta situação não é a primeira vez,Ele havia afirmado anteriormente que substâncias estranhas foram encontradas e que até garrafões de 10 anos foram usados, enquanto a data de uso deveria ser de no máximo 5 anos.

Após este incidente, foi discutido se os garrafões são saudáveis ​​ou não, e um escritor da indústria, Ekşi Sözlük, afirmou que os garrafões são perigosos.

De acordo com o artigo compartilhado em Ekşi Sözlük; Um garrafão vazio custa cerca de 60 TL e as fábricas de água os aceitam como depósito de seus clientes ou cobram esse custo dos revendedores regionais. Os garrafões não pertencem à fábrica, eles pertencem a revendedores ou usuários finais. Ou seja, no sistema todos os garrafões são de propriedade,Não é estoque na fábrica.

Como tal; O revendedor regional coleta os garrafões vazios dos clientes e os encaminha para a fábrica, e quando os vazios são esvaziados na fábrica, não podem carregar os cheios imediatamente, pois as embalagens são do revendedor e aguardarão seu próprio esvaziamento para ser preenchido e, em seguida, carregar e sair.

Enquanto isso, de acordo com a velocidade da estação, que é a mais alta no verão, os garrafões usados ​​são descarregados dos caminhões, e esses garrafões são entregues a um trabalhador. visuais e nasaisé posto à prova.

Se esse trabalhador aprovar esses garrafões, eles são sacudidos, recarregados e tampados. Porém, caso este trabalhador não aprove, os garrafões são encaminhados para a linha de lavagem com soda cáustica e água quente (pois prolonga o processo). não preferido na alta temporadaprocesso de lavagem).

Segundo o reclamante que trabalha no setor; Pode até haver quem coloque óleo diesel em garrafões e os carregue, quem coloque leitelho/limonada no Mevlüt e quem o use como garrafa de narguilé.

Além disso, esses garrafões são carregados com a boca aberta entre as pernas em motocicletas, são mantidos à margem em vagões de metrô, depois de ser exposto a todos os tipos de sujeira agitado e cheio. Além disso, esses problemas não são vistos em fábricas suburbanas, mas mesmo em grandes fábricas que estarão no top 3 da Turquia.

Matéria-prima policarbonato utilizada em garrafões, quando exposto a arranhões Substâncias químicas que podem causar efeitos cancerígenos migram para a água. Enquanto os garrafões devem ser destruídos após no máximo 5 rodadas, é possível ver as embalagens que retornam há anos no sistema (você pode verificar a data de produção gravada no plástico embaixo do garrafão em sua casa).

Faculdade de Engenharia da Universidade Erciyes Chefe do Departamento de Engenharia Ambiental Prof. dr. İbrahim Peker diz que as bombas que bombeiam a água dos garrafões podem abrigar bactérias que causam doenças infecciosas, como vírus da hepatite, tuberculose, diarreia, febre tifoide e disenteria.

Afirmando que há riscos para a saúde devido tanto ao uso inconsciente quanto aos produtores não responsáveis, Peker disse: “O uso da água do garrafão é basicamente Existem 3 riscos.São poluição bacteriana causada por bombas de garrafão, poluição química proveniente de matérias-primas de garrafão e poluição que pode ocorrer durante a produção», diz ele.

As impurezas induzidas pela bomba são geralmente causada pelo consumo inconsciente. As bombas que bombeiam a água nos garrafões com a ajuda do ar retirado do exterior estão sempre abertas à poluição bacteriológica porque criam um ambiente húmido e aberto. Por esse motivo, as bombas de garrafão devem ser desinfetadas com água clorada uma vez por semana e as bactérias que podem ocorrer nas bombas devem ser evitadas.

Porque os biofilmes bacterianos (camada escorregadia) que podem ocorrer nas bombas, vírus da hepatite, tuberculose, diarreia, febre tifóide, disenteria conter bactérias que causam doenças infecciosas, como Se as bombas não puderem ser limpas, elas devem ser trocadas uma vez por ano. Bombas carregadas podem ser preferidas em vez de bombas que pegam o ar e o enchem no garrafão.

Um segundo fator de risco é a poluição química proveniente das matérias-primas dos garrafões.

Produtos químicos usados ​​como matéria-prima para garrafão »fosgênio» Aparece um gás químico bastante venenoso e usado em guerras. Este produto químico tóxico pode se misturar com a água dos garrafões cujas superfícies estão desgastadas e que ficam muito tempo na água. Portanto, a compra de garrafões intactos e não danificados é recomendada após aproximadamente 50 usos. deve ser destruído.

O terceiro fator de risco é que os produtores produzem água em condições insalubres.

Algumas das águas de garrafão vendidas no mercado consistem em águas processadas e outras em águas de nascente natural. que pode ocorrer durante o enchimento de água de nascente em garrafões. condições anti-higiênicas causará poluição bacteriológica. Além disso, as condições em que a água é processada e em que condições ela é armazenada e entregue ao usuário final é uma questão controversa.

Ao comprar garrafões, se as empresas que comercializam essas águas são licenciadas pelo Ministério da Saúde, se há fitas de segurança nos garrafões, se há rótulos sobre o tipo de água, endereço de produção, data de enchimento e validade, os processos aplicados e os parâmetros que possui e se os parâmetros nesses rótulos são água potável. se está em conformidade com os padrões definitivamente deve ser visto.

Deve-se ter o cuidado de limpar as bombas utilizadas nos garrafões e manter os garrafões em locais secos, sem luz solar e limpos.

Caso contrário, causará o crescimento de microorganismos nocivos. Isso afetará as águas substâncias odoríferas não devem estar perto do garrafão, mais importante, deve-se tomar cuidado para levar água suficiente para ser usada e preferir água pronta em embalagens que possam ser consumidas em uma semana. Quando a tampa da garrafa de água é aberta, ela deve ser consumida em um dia, e os garrafões devem ser consumidos o mais rápido possível quando as tampas são abertas.

Os garrafões devem chegar ao consumidor em veículos fechados. Não deve ser transportado lado a lado com tubos de cozinha também bastante importante. O Movimento de Saúde e Segurança Alimentar lembrou que, como resultado de uma investigação, não é necessário nem tomar banho na água vendida por Damla, Erikli, Nestlé e muitas outras empresas famosas.

Então, é mais saudável usar garrafões de vidro ao invés dos de plástico?

Pode não ter efeitos cancerígenos, mas eles também são mencionados acima. «não lavar»pode percorrer.

Faz sentido abandonar o garrafão e recorrer às garrafas PET descartáveis?

As análises de migração das garrafas PET são realizadas regularmente e é verificado se alguma substância passa para a água. Todas as embalagens descartáveis ​​são intocadas e produzido estéril.Foi aprovado como seguro para contato com alimentos e bebidas em muitas partes do mundo, incluindo os Estados Unidos e a União Européia.

Embora seja mais higiênico do que o enchimento de garrafão; No entanto, isso não significa que ele é completamente inocente. Muitos artigos científicos relatam que a reutilização de garrafas de água se deve a certos produtos químicos liberados do plástico por vários motivos. Afirma que pode causar câncer.

Um estudo descobriu que 93% das garrafas plásticas recém-abertas continham alguma forma de contaminação microplástica.

Como essas garrafas não são construídas para durabilidade, elas podem ser facilmente danificadas e eles podem rachar. O plástico usado na fabricação de garrafas está sujeito a rachaduras porque é uma estrutura muito fina e, portanto, mais fraca. Essas rachaduras podem abrigar bactérias, o que pode levar a problemas de saúde.

BPA é um produto químico que causa preocupação. Pode perturbar o sistema endócrino e potencialmente causar problemas reprodutivos e metabólicos. O BPA não é usado para fazer garrafas PET, mas pode ser encontrado em plásticos mais duros como o policarbonato (em garrafões). Um produto químico diferente como catalisador para a produção de PET antimônio usado. O antimônio não é cancerígeno se ingerido, mas pode causar vômitos e diarreia. A maioria das garrafas PET é feita de tereftalato de polietileno.

As garrafas PET representam um perigo para a natureza, pois são descartáveis.

Você pode reciclar essas embalagens separando-as. Em todos os pacotes a partir de janeiro de 2022 depósito e você poderá receber seu dinheiro de volta quando reciclá-lo. No entanto, não é uma opção altamente recomendada, pois o efeito será parcial.

Além disso, as garrafas PET costumam ficar na frente do mercado. por ficar horas no sol. pode produzir resultados prejudiciais. Existe alguma preocupação de que a lixiviação química descrita acima seja mais comum em temperaturas mais altas, beber de uma garrafa que você deixou no carro em um dia quente pode causar sérios problemas de saúde.

Se os resultados das opções de garrafão e PET deixaram você preocupado, vamos ver se os dispositivos de purificação estão saudáveis:

Os dispositivos de purificação, com preços de 1000 TL, fornecem água potável conectando-se à sua torneira. É o método mais prático em comparação com todas as outras opções, mas também apresenta desvantagens. A água de tratamento passa a água através da membrana com tecnologia de osmose reversa e retém todas as impurezas e minerais nela. Você obtém água pura.

Filtros pós-carbono, etc., instalados na linha de saída final. até mesmo a água que você obterá da água potável não fornece minerais, Não é bom beber água pura. Além disso, esses dispositivos produzem jogando 5-7 unidades de água em 1 unidade de água, ou seja, É ruim para a natureza.

Então não há água completamente saudável? Existe, mas pode ser um pouco problemático: água de nascente

Claro, se você conseguir encontrá-lo e quiser enfrentar alguns problemas. Você pode ir a uma área rural e enchê-la com água de nascente. Mais saudável e saboroso Você terá uma água. Claro que não vai chegar aos seus pés, você terá um peso para carregar e terá que aguentar o dinheiro da gasolina. Ainda vale a pena!

Na verdade, tudo à parte, deve-se questionar porque não podemos beber água das torneiras em casa. É também nosso dever obrigar os municípios a fazerem correr água limpa das torneiras.

Resumindo; Se você cuspir, há uma barba, se você cuspir, há um bigode. A escolha é inteiramente sua.


Fontes: Movimento de Saúde e Segurança Alimentar, Faculdade de Engenharia da Universidade de Erciyes, Chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, Prof. dr. İbrahim Peker, Science Alert, Sour Dictionary, İHA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *